PAULO FREIRE (1921-1997): EDUCAÇÃO COM AUTONOMIA E COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95722 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1414 "inscrito_id" => 8281 "titulo" => "PAULO FREIRE (1921-1997): EDUCAÇÃO COM AUTONOMIA E COMO PRÁTICA DE LIBERDADE" "resumo" => "Esse trabalho tem como objeto o legado de Paulo Freire (1921-1997) para a educação brasileira. O objetivo é apresentar reflexões acerca da produção freireana para a educação nacional, destacando-se, especialmente, as categorias educação, autonomia e liberdade, pela importância com que as mesmas se apresentam em toda sua obra. Justifica-se essa escolha pela importância que a obra de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, representa enquanto trabalho militante dedicado à educação libertadora. Esse educador brasileiro, conhecido mundialmente, fez importantes formulações teórico-metodológicas dedicadas à formação dos educadores e educadoras e em defesa da escola pública. A metodologia adotada para essa comunicação tem como referência a dialética materialista histórica representada por meio de obras do campo das Pedagogias Progressistas no Brasil, em particular, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Tal procedimento não se constitui um problema metódico, uma vez que Paulo Freire esteve próximo dos ideais socialistas em sua luta contra a opressão. O caráter político de sua obra está assentado na perspectiva de emancipação humana, o que se realiza fundamentalmente como processo de desalienação pela educação com autonomia e liberdade. Conclui-se que Freire escreveu uma obra militante e anticapitalista, a qual os educadores e educadoras devem adotar se pensam a educação para além da lógica mercantil e se visam superar a sociedade de classes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8281_TB1414_18052023162108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELAIDE FERREIRA COUTINHO" "autor_nome_curto" => "ADELAIDE" "autor_email" => "adelaide.fcoutinho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95722 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1414 "inscrito_id" => 8281 "titulo" => "PAULO FREIRE (1921-1997): EDUCAÇÃO COM AUTONOMIA E COMO PRÁTICA DE LIBERDADE" "resumo" => "Esse trabalho tem como objeto o legado de Paulo Freire (1921-1997) para a educação brasileira. O objetivo é apresentar reflexões acerca da produção freireana para a educação nacional, destacando-se, especialmente, as categorias educação, autonomia e liberdade, pela importância com que as mesmas se apresentam em toda sua obra. Justifica-se essa escolha pela importância que a obra de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, representa enquanto trabalho militante dedicado à educação libertadora. Esse educador brasileiro, conhecido mundialmente, fez importantes formulações teórico-metodológicas dedicadas à formação dos educadores e educadoras e em defesa da escola pública. A metodologia adotada para essa comunicação tem como referência a dialética materialista histórica representada por meio de obras do campo das Pedagogias Progressistas no Brasil, em particular, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Tal procedimento não se constitui um problema metódico, uma vez que Paulo Freire esteve próximo dos ideais socialistas em sua luta contra a opressão. O caráter político de sua obra está assentado na perspectiva de emancipação humana, o que se realiza fundamentalmente como processo de desalienação pela educação com autonomia e liberdade. Conclui-se que Freire escreveu uma obra militante e anticapitalista, a qual os educadores e educadoras devem adotar se pensam a educação para além da lógica mercantil e se visam superar a sociedade de classes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8281_TB1414_18052023162108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELAIDE FERREIRA COUTINHO" "autor_nome_curto" => "ADELAIDE" "autor_email" => "adelaide.fcoutinho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }