DESAFIANDO A INÉRCIA EDUCACIONAL: O IMPACTO DE NOVOS CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98970 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5700 "inscrito_id" => 1287 "titulo" => "DESAFIANDO A INÉRCIA EDUCACIONAL: O IMPACTO DE NOVOS CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho investigou a promoção do conjunto de práticas inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Santos Paes no município de Glória do Goitá - PE, tendo como colaboradores principais, os docentes e auxiliares escolares. O objetivo que move este estudo é a compreensão da inércia educacional para trabalhar práticas inclusivas dos alunos com necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa fundamenta-se nos trabalhos de Booth e Ainscow (2002), Popkewitz (2001), Diniz (2013) que discutem a promoção de práticas pedagógicas equitativas na sala de aula e os desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com a proposta metodológica investigativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas as principais diretrizes e regras que empenham as características das políticas inclusivas e o questionário “Index for Inclusion” que foi desenvolvido por Booth e Ainscow como uma ferramenta prática e acessível que pudesse ser utilizada por escolas, esse mecanismo visa identificar as estratégias eficazes e omissões da inclusão em diferentes cenários. Diante desse contexto, revelou-se vulnerabilidades na participação ativa da comunidade escolar, como também um baixo progresso educacional dos estudantes, desse modo, esse estudo propõe-se apresentar alternativas didáticas e de conscientização para a melhoria das práticas inclusivas nesse ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1287_TB5700_10122023201526.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIMA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "LARISSA FREITAS" "autor_email" => "larissa.lfreitas@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98970 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5700 "inscrito_id" => 1287 "titulo" => "DESAFIANDO A INÉRCIA EDUCACIONAL: O IMPACTO DE NOVOS CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho investigou a promoção do conjunto de práticas inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Santos Paes no município de Glória do Goitá - PE, tendo como colaboradores principais, os docentes e auxiliares escolares. O objetivo que move este estudo é a compreensão da inércia educacional para trabalhar práticas inclusivas dos alunos com necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa fundamenta-se nos trabalhos de Booth e Ainscow (2002), Popkewitz (2001), Diniz (2013) que discutem a promoção de práticas pedagógicas equitativas na sala de aula e os desafios de atender os estudantes em suas necessidades e especificidades no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com a proposta metodológica investigativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas as principais diretrizes e regras que empenham as características das políticas inclusivas e o questionário “Index for Inclusion” que foi desenvolvido por Booth e Ainscow como uma ferramenta prática e acessível que pudesse ser utilizada por escolas, esse mecanismo visa identificar as estratégias eficazes e omissões da inclusão em diferentes cenários. Diante desse contexto, revelou-se vulnerabilidades na participação ativa da comunidade escolar, como também um baixo progresso educacional dos estudantes, desse modo, esse estudo propõe-se apresentar alternativas didáticas e de conscientização para a melhoria das práticas inclusivas nesse ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1287_TB5700_10122023201526.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIMA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "LARISSA FREITAS" "autor_email" => "larissa.lfreitas@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }