APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98497 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5091 "inscrito_id" => 14704 "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA" "resumo" => "Buscamos analisar a aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma escola do estado do Paraíba. O objetivo é saber de que forma a aplicação dessa metodologia se desenvolve na prática da sala de aula, e como podem contribuir dentro da escola como um todo, haja vista que a utilização da metodologia na rede está associada a iniciativa formação continuada de professores e alunos através do Programa Conexão Mundo, realizando intercâmbios e cursos de especialização em Educação Cooperativa, trazendo experiências e metodologias que possam se somar as práticas já empregadas. A realização deste trabalho foi fundamentada em autores como: LAGO (2011) que diz que através de uma ação motivadora, com dinâmicas de aprendizagens cooperativas, espera-se construir uma prática possa nortear outras práticas; Lopes & Silva (2009), que desenvolvem reflexões sobre a prática do método em sala de aula; e FREIRE (1996), que fala que diferentes alunos podem aprender juntos (em habilidade, interesse, motivação, formação social entre outros aspectos). Como instrumentos metodológicos foram utilizados: práticas de aulas, roda de conversa com professores e questionários aplicados aos profissionais e alunos. Além disso, foram analisados os documentos da instituição, tais como o PPP e o Regimento Escolar. As pesquisas apontaram que existem dificuldades na implementação do método da Aprendizagem Cooperativa enfrentadas pelos professores da BNCC e principalmente pela base técnica. Assim, propõe-se um Plano de Ação Educacional com o objetivo de contribuir cuja proposta de intervenção consta de três ações. A primeira consiste em promover capacitações constantes com os docentes. A segunda ação pretende aplicar a metodologia cooperativa nas aulas de Geografia. A terceira ação tem como meta criar, junto à Secretaria de Educação Estadual, um componente curricular: Educação Cooperativa. Essas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do professor/aluno como protagonistas do processo na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14704_TB5091_20062023090050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON BENÍCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Robson Benício" "autor_email" => "robsonbenicio@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98497 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5091 "inscrito_id" => 14704 "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA" "resumo" => "Buscamos analisar a aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma escola do estado do Paraíba. O objetivo é saber de que forma a aplicação dessa metodologia se desenvolve na prática da sala de aula, e como podem contribuir dentro da escola como um todo, haja vista que a utilização da metodologia na rede está associada a iniciativa formação continuada de professores e alunos através do Programa Conexão Mundo, realizando intercâmbios e cursos de especialização em Educação Cooperativa, trazendo experiências e metodologias que possam se somar as práticas já empregadas. A realização deste trabalho foi fundamentada em autores como: LAGO (2011) que diz que através de uma ação motivadora, com dinâmicas de aprendizagens cooperativas, espera-se construir uma prática possa nortear outras práticas; Lopes & Silva (2009), que desenvolvem reflexões sobre a prática do método em sala de aula; e FREIRE (1996), que fala que diferentes alunos podem aprender juntos (em habilidade, interesse, motivação, formação social entre outros aspectos). Como instrumentos metodológicos foram utilizados: práticas de aulas, roda de conversa com professores e questionários aplicados aos profissionais e alunos. Além disso, foram analisados os documentos da instituição, tais como o PPP e o Regimento Escolar. As pesquisas apontaram que existem dificuldades na implementação do método da Aprendizagem Cooperativa enfrentadas pelos professores da BNCC e principalmente pela base técnica. Assim, propõe-se um Plano de Ação Educacional com o objetivo de contribuir cuja proposta de intervenção consta de três ações. A primeira consiste em promover capacitações constantes com os docentes. A segunda ação pretende aplicar a metodologia cooperativa nas aulas de Geografia. A terceira ação tem como meta criar, junto à Secretaria de Educação Estadual, um componente curricular: Educação Cooperativa. Essas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do professor/aluno como protagonistas do processo na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14704_TB5091_20062023090050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON BENÍCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Robson Benício" "autor_email" => "robsonbenicio@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }