ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DISCENTES QUANTO AO PROCESSO DE ADOÇÃO DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS EM UMA IES DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98405 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4977 "inscrito_id" => 5403 "titulo" => "ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DISCENTES QUANTO AO PROCESSO DE ADOÇÃO DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS EM UMA IES DO RECÔNCAVO DA BAHIA." "resumo" => "Este trabalho discorre sobre o currículo por competências, a partir das percepções de discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do recôncavo baiano. Com isto, objetiva-se identificar as compreensões e opiniões dos estudantes sobre o currículo por competência, discutir os pontos positivos e negativos apresentados por eles e descrever possibilidades de reordenamento processual para melhor aproveitamento da proposta curricular. O trabalho foi construído como uma tessitura entre teóricos que descrevem o Currículo por Competência como, Sacristán et al (2011), Dias (2010), e o relatos da IES em questão. Sendo assim, trabalhou-se com uma abordagem qualitativa, com técnicas bibliográficas e documentais além rodas de conversa. Concluiu-se que este modelo curricular possibilita a autonomia discente, no entanto possui falhas processuais e a formação continuada dos professores pode ser uma das ações para sanar essas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5403_TB4977_19062023181416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KATRIN PADILHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "padilhadasilvavitoriakatr" "autor_ies" => "FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA (FADBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98405 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4977 "inscrito_id" => 5403 "titulo" => "ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DISCENTES QUANTO AO PROCESSO DE ADOÇÃO DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS EM UMA IES DO RECÔNCAVO DA BAHIA." "resumo" => "Este trabalho discorre sobre o currículo por competências, a partir das percepções de discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do recôncavo baiano. Com isto, objetiva-se identificar as compreensões e opiniões dos estudantes sobre o currículo por competência, discutir os pontos positivos e negativos apresentados por eles e descrever possibilidades de reordenamento processual para melhor aproveitamento da proposta curricular. O trabalho foi construído como uma tessitura entre teóricos que descrevem o Currículo por Competência como, Sacristán et al (2011), Dias (2010), e o relatos da IES em questão. Sendo assim, trabalhou-se com uma abordagem qualitativa, com técnicas bibliográficas e documentais além rodas de conversa. Concluiu-se que este modelo curricular possibilita a autonomia discente, no entanto possui falhas processuais e a formação continuada dos professores pode ser uma das ações para sanar essas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5403_TB4977_19062023181416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KATRIN PADILHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "padilhadasilvavitoriakatr" "autor_ies" => "FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA (FADBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }