PERITO POR UM DIA: APRENDENDO QUÍMICA EM UM CONTEXTO PROFISSIONALIZANTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94731 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "PERITO POR UM DIA: APRENDENDO QUÍMICA EM UM CONTEXTO PROFISSIONALIZANTE" "resumo" => "Uma das críticas mais contundentes ao processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio se refere a falta de contextualização das aulas, que seguem uma metodologia tradicional com fórmulas, memorizações, giz e quadro negro, divorciadas da realidade cotidiana e sem nenhuma conexão com o mundo que o aluno experimenta e conhece. Entre os obstáculos que inviabilizam aulas contextualizadas temos a falta de laboratórios, espaços, equipamentos, materiais e reagentes, a falta de apoio aos professores – que não dispõem de tempo e ajuda para montar as aulas -, e a falta de metodologias e práticas didáticas que aproximem a disciplina da realidade vivida pelos alunos. O objetivo deste trabalho e da pesquisa aqui desenvolvida é apresentar uma metodologia que prescinda de laboratórios, espaços, equipamentos, materiais e reagentes, podendo ser executada na mesma sala que se ministra aulas, com materiais de baixo custo, alternativos e/ou reciclados, de fácil execução, cujas práticas demandam pouca logística e não necessitam de apoio, pois os próprios alunos atuam como auxiliares do professor, são desenvolvidas no tempo destinado a aula, e, principalmente, para resolver o problema da descontextualização, trazendo uma metodologia ativa que utiliza uma profissão, a de perito ou analista químico, em um ambiente de imersão, onde cada aluno será um profissional capaz de receber uma amostra e, a partir de uma marcha sistemática, com orientação e participação do professor, realizar testes que irão identificar e responder, em cada etapa, os processos químicos envolvidos. Diante desse ambiente os alunos se sentirão parte de um contexto profissionalizante, cujo quadro apresentado remete a um ofício real, que ocorre no dia a dia, ao mesmo tempo em que ele tem contato com a prática, e necessita aprender para evoluir no experimento, de todos os processos químicos envolvidos em cada etapa, que serão justificados em um relatório, ou laudo, que deverá ser entregue ao final." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2210_TB119_10042023180528.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WLADIMYR MATTOS ALBANO" "autor_nome_curto" => "WLADIMYR" "autor_email" => "mattosalbano@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94731 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "PERITO POR UM DIA: APRENDENDO QUÍMICA EM UM CONTEXTO PROFISSIONALIZANTE" "resumo" => "Uma das críticas mais contundentes ao processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio se refere a falta de contextualização das aulas, que seguem uma metodologia tradicional com fórmulas, memorizações, giz e quadro negro, divorciadas da realidade cotidiana e sem nenhuma conexão com o mundo que o aluno experimenta e conhece. Entre os obstáculos que inviabilizam aulas contextualizadas temos a falta de laboratórios, espaços, equipamentos, materiais e reagentes, a falta de apoio aos professores – que não dispõem de tempo e ajuda para montar as aulas -, e a falta de metodologias e práticas didáticas que aproximem a disciplina da realidade vivida pelos alunos. O objetivo deste trabalho e da pesquisa aqui desenvolvida é apresentar uma metodologia que prescinda de laboratórios, espaços, equipamentos, materiais e reagentes, podendo ser executada na mesma sala que se ministra aulas, com materiais de baixo custo, alternativos e/ou reciclados, de fácil execução, cujas práticas demandam pouca logística e não necessitam de apoio, pois os próprios alunos atuam como auxiliares do professor, são desenvolvidas no tempo destinado a aula, e, principalmente, para resolver o problema da descontextualização, trazendo uma metodologia ativa que utiliza uma profissão, a de perito ou analista químico, em um ambiente de imersão, onde cada aluno será um profissional capaz de receber uma amostra e, a partir de uma marcha sistemática, com orientação e participação do professor, realizar testes que irão identificar e responder, em cada etapa, os processos químicos envolvidos. Diante desse ambiente os alunos se sentirão parte de um contexto profissionalizante, cujo quadro apresentado remete a um ofício real, que ocorre no dia a dia, ao mesmo tempo em que ele tem contato com a prática, e necessita aprender para evoluir no experimento, de todos os processos químicos envolvidos em cada etapa, que serão justificados em um relatório, ou laudo, que deverá ser entregue ao final." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2210_TB119_10042023180528.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WLADIMYR MATTOS ALBANO" "autor_nome_curto" => "WLADIMYR" "autor_email" => "mattosalbano@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }