LEITURA DE IMAGEM O VERSO DO REVERSO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95658 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1337 "inscrito_id" => 12049 "titulo" => "LEITURA DE IMAGEM O VERSO DO REVERSO" "resumo" => "A presença de imagens, figuras e ilustrações em livros didáticos de Ciências Naturais e Matemática deve garantir o pleno exercício da criatividade a partir da comparação dos conceitos científicos e artísticos provocando possibilidades de implicações socioeconômica, cultural, ambiental e tecnológica na construção do verso e reverso da imagem. Vasconcelos e Leão (2010, p. 2) afirmam o seguinte: o profissional em educação que utiliza em sua prática metodológica, recursos audiovisuais e do cotidiano dos alunos, permite que haja o incentivo a problematização de conceitos, satisfazendo as curiosidades dos alunos e necessidades reais ou imaginárias dos mesmos. Metodologicamente, o levantamento bibliográfico associado a pesquisa de campo, em seguida avaliar as concepções práticas pedagógica proposta pela pesquisa. O objetivo é demostrar que o livro didático é de fato um recurso didático-pedagógico na construção do conhecimento, capaz de subsidiar a (re)construção dos impactos na educação com uma postura adequada para o enfretamento de situações problemas impostos pela vida, promovendo novas alternativas para despertar a sensibilidade dos discentes, fazendo assim que ele passe de um agente passivo para um participante/atuante na arte do questionar o saber cientifico. No que diz respeito aos ganhos da pesquisa que reforçam a relevância das revisões sistemáticas de livros didáticos perpassando por Tecnologia, Ensino e Arte entrelaçando a perspectiva do Ensinar oferece um campo fértil que pode ser instrumento de apoio ao trabalho do docente e referência na formação de milhões de crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas. A proposta da intervenção didática apresentada reforçou que o livro didático precisa apresentar imagens de fácil compreensão e possiblidades interpretativas pra instigar o conhecer cientifico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12049_TB1337_03052023110430.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WARLESSON LOPES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "WARLESSON" "autor_email" => "p.warlesson@acad.ifma.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95658 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1337 "inscrito_id" => 12049 "titulo" => "LEITURA DE IMAGEM O VERSO DO REVERSO" "resumo" => "A presença de imagens, figuras e ilustrações em livros didáticos de Ciências Naturais e Matemática deve garantir o pleno exercício da criatividade a partir da comparação dos conceitos científicos e artísticos provocando possibilidades de implicações socioeconômica, cultural, ambiental e tecnológica na construção do verso e reverso da imagem. Vasconcelos e Leão (2010, p. 2) afirmam o seguinte: o profissional em educação que utiliza em sua prática metodológica, recursos audiovisuais e do cotidiano dos alunos, permite que haja o incentivo a problematização de conceitos, satisfazendo as curiosidades dos alunos e necessidades reais ou imaginárias dos mesmos. Metodologicamente, o levantamento bibliográfico associado a pesquisa de campo, em seguida avaliar as concepções práticas pedagógica proposta pela pesquisa. O objetivo é demostrar que o livro didático é de fato um recurso didático-pedagógico na construção do conhecimento, capaz de subsidiar a (re)construção dos impactos na educação com uma postura adequada para o enfretamento de situações problemas impostos pela vida, promovendo novas alternativas para despertar a sensibilidade dos discentes, fazendo assim que ele passe de um agente passivo para um participante/atuante na arte do questionar o saber cientifico. No que diz respeito aos ganhos da pesquisa que reforçam a relevância das revisões sistemáticas de livros didáticos perpassando por Tecnologia, Ensino e Arte entrelaçando a perspectiva do Ensinar oferece um campo fértil que pode ser instrumento de apoio ao trabalho do docente e referência na formação de milhões de crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas. A proposta da intervenção didática apresentada reforçou que o livro didático precisa apresentar imagens de fácil compreensão e possiblidades interpretativas pra instigar o conhecer cientifico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12049_TB1337_03052023110430.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WARLESSON LOPES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "WARLESSON" "autor_email" => "p.warlesson@acad.ifma.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }