ENSINO DA BIOLOGIA E O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS FORENSES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96339 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 8808 "titulo" => "ENSINO DA BIOLOGIA E O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS FORENSES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os conhecimentos forenses estão cada vez mais evidentes e dentre os alunos dos cursos de saúde é crescente a vontade de seguir carreira na perícia criminal. A área investigativa é antiga, porém só a partir do século XVI começou a se organizar academicamente. A princípio, estudava-se as causas e circunstâncias da morte, estendendo-se hodiernamente na detecção e identificação de fluidos corporais em cenas de crime. Dentre as áreas da prática forense, destacam-se a genética forense, antropologia forense e entomologia forense. Tais segmentos trazem conhecimentos adquiridos também no ensino da biologia, levando para a realidade da escola, com o fito de tornar as aulas do componente curricular mais dinâmicas e atrativas. Assim, faz-se necessário usar diversas ferramentas e metodologias, dentre elas, a explicação dos conteúdos associados às práticas forenses, a qual é uma alternativa viável para estimular o conhecimento e interesse dos alunos. O presente artigo tem por objetivo avaliar a associação do ensino da biologia com o interesse dos alunos do ensino básico pelas ciências forenses. A pesquisa se trata de um relato de experiência realizado em uma escola de ensino médio da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Durante as aulas de biologia, realizou-se atividades que simulam a atuação dentro da perícia, como a análise de impressões digitais, estudo da Osteologia humana para traçar o perfil biológico e extração do DNA. Por conseguinte, após a explanação dos conteúdos, os alunos participaram de aulas práticas de análise e puderam perceber de perto como acontece. A associação de teoria e prática no ensino da biologia sempre foi vista como metodologia rica para estimular o aprendizado dos alunos, corroborando com o presente estudo. Em consequência a isto, muitos despertaram o interesse pela disciplina como também de querer ingressar no ensino superior em cursos que poderão proporcionar a atuação como peritos criminais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8808_TB2210_13102023203958.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA MARIA DE MELO LINS" "autor_nome_curto" => "Rafaela Lins" "autor_email" => "linsrafaela2005@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96339 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 8808 "titulo" => "ENSINO DA BIOLOGIA E O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS FORENSES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os conhecimentos forenses estão cada vez mais evidentes e dentre os alunos dos cursos de saúde é crescente a vontade de seguir carreira na perícia criminal. A área investigativa é antiga, porém só a partir do século XVI começou a se organizar academicamente. A princípio, estudava-se as causas e circunstâncias da morte, estendendo-se hodiernamente na detecção e identificação de fluidos corporais em cenas de crime. Dentre as áreas da prática forense, destacam-se a genética forense, antropologia forense e entomologia forense. Tais segmentos trazem conhecimentos adquiridos também no ensino da biologia, levando para a realidade da escola, com o fito de tornar as aulas do componente curricular mais dinâmicas e atrativas. Assim, faz-se necessário usar diversas ferramentas e metodologias, dentre elas, a explicação dos conteúdos associados às práticas forenses, a qual é uma alternativa viável para estimular o conhecimento e interesse dos alunos. O presente artigo tem por objetivo avaliar a associação do ensino da biologia com o interesse dos alunos do ensino básico pelas ciências forenses. A pesquisa se trata de um relato de experiência realizado em uma escola de ensino médio da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Durante as aulas de biologia, realizou-se atividades que simulam a atuação dentro da perícia, como a análise de impressões digitais, estudo da Osteologia humana para traçar o perfil biológico e extração do DNA. Por conseguinte, após a explanação dos conteúdos, os alunos participaram de aulas práticas de análise e puderam perceber de perto como acontece. A associação de teoria e prática no ensino da biologia sempre foi vista como metodologia rica para estimular o aprendizado dos alunos, corroborando com o presente estudo. Em consequência a isto, muitos despertaram o interesse pela disciplina como também de querer ingressar no ensino superior em cursos que poderão proporcionar a atuação como peritos criminais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8808_TB2210_13102023203958.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA MARIA DE MELO LINS" "autor_nome_curto" => "Rafaela Lins" "autor_email" => "linsrafaela2005@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }