O presente artigo visa abordar a construção identitária do futuro profissional docente dentro do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, bem como abordar os aprendizados e a importância do programa para a formação e desenvolvimento da identidade do graduando do curso de licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús. Tendo como objeto de análise as experiências dos residentes nos primeiros seis meses de atividades do programa, que ocorreu na instituição de ensino E.E.M.T.I Lions Club, assim, buscando identificar como o programa colabora na formação da identidade docente do graduando. Nesse viés, a metodologia se construiu pela análise modelo de pesquisa qualitativa a partir do desenvolvimento de comentários semiabertos de forma a abranger todo o contexto vivenciado dentro das atividades relacionadas à: formação, planejamento assim como as regências e contatos diretos com os discentes da escola acolhedora e o ambiente escolar como um todo, bem como o estudo dos relatos e experiências dos residentes e da preceptora vinculada ao núcleo da instituição de ensino acolhedora, tendo como parâmetro de análise as abordagens dos estudos de diversos autores que referenciam o presente artigo. De modo a identificar, pontuar, e relacionar com o contexto do espaço geográfico dos sertões de Crateús - CE, e constatar a contribuição do programa residência pedagógica na formação da identidade docente enquanto futuros profissionais do magistério.