EXPERIMENTO DE PLANTIO DO FEIJÃO-CAUPI EM GARRAFAS PET, E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO VEGETAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
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Assim, a utilização de metodologias ativas, que envolvem a participação ativa dos estudantes por meio de práticas e ensino, é importante para um aprendizado eficaz. Esse experimento proporciona uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre as plantas de maneira dinâmica e lúdica, cumprindo também uma habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que envolve a identificação das partes de uma planta e suas funções, bem como as relações das plantas com o ambiente e outros seres vivos. Dessa forma, no geral, o experimento demonstra ser uma alternativa viável para o ensino da fisiologia das plantas, proporcionando uma aprendizagem prática e significativa para os estudantes, uma vez que possibilita a observação, na prática, da fenologia da planta, bem como as possíveis alterações que podem ocorrer durante o seu desenvolvimento, como o aparecimento de possíveis pragas, ou até mesmo a importância dos nutrientes, tão necessários às plantas. 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