TECENDO CONCEITOS E FORJANDO COMPREENSÕES SOBRE O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98002 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4464 "inscrito_id" => 7242 "titulo" => "TECENDO CONCEITOS E FORJANDO COMPREENSÕES SOBRE O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS" "resumo" => "O presente artigo busca, a partir de uma revisão bibliográfica, tecer considerações acerca do aprendizado da docência de professores não licenciados. Esta categoria de professores, não tendo sido formado para a atividade docente, aprende a ser professor ao tornar-se professor. De tal modo, alicerçará seu fazer docente no conhecimento específico oriundo de sua formação inicial e nas experiências adquiridas ao longo da vida antes de adentrar à docência. Ao assumir o professorado encontrará uma barreira pedagógica a qual deverá ser superada, haja vista sua formação inicial em curso de bacharelado ou tecnólogo não lhe darem a devida formação para o magistério. Dado o contexto de sua atuação, forjará seu fazer docente no que Tardif (2014) denomina de saberes docentes experienciais e saberes docentes da formação profissional os quais guiarão sua maneira de ser professor e de conduzir a sua atividade professoral. Por este viés formativo em que o professor não licenciado desenvolverá seu trabalho, sua identidade docente será atravessada por todas as experiências, aprendizados e conhecimentos construídos durante sua trajetória pessoal e profissional. Desta maneira, compreende-se o saber docente do professor não licenciado, como um saber multifacetado, que se constitui do que foi construído e vivenciado na formação inicial (bacharel ou tecnólogo) como o contato com os professores, o estágio profissional supervisionado, as aulas práticas, bem como sua trajetória profissional técnica e sua trajetória de vida. Este saber entrecruzado a sua identidade profissional de sua área de formação reflete sua identidade docente, que se modifica ao longo de seu professorar, e que de maneira articulada o conduz ao desenvolvimento profissional docente em que a docência é compreendida como uma profissão que precisa ser aprendida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7242_TB4464_20092023170201.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANI ANDRADE DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "LUCIANI" "autor_email" => "luciani0020@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98002 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4464 "inscrito_id" => 7242 "titulo" => "TECENDO CONCEITOS E FORJANDO COMPREENSÕES SOBRE O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS" "resumo" => "O presente artigo busca, a partir de uma revisão bibliográfica, tecer considerações acerca do aprendizado da docência de professores não licenciados. Esta categoria de professores, não tendo sido formado para a atividade docente, aprende a ser professor ao tornar-se professor. De tal modo, alicerçará seu fazer docente no conhecimento específico oriundo de sua formação inicial e nas experiências adquiridas ao longo da vida antes de adentrar à docência. Ao assumir o professorado encontrará uma barreira pedagógica a qual deverá ser superada, haja vista sua formação inicial em curso de bacharelado ou tecnólogo não lhe darem a devida formação para o magistério. Dado o contexto de sua atuação, forjará seu fazer docente no que Tardif (2014) denomina de saberes docentes experienciais e saberes docentes da formação profissional os quais guiarão sua maneira de ser professor e de conduzir a sua atividade professoral. Por este viés formativo em que o professor não licenciado desenvolverá seu trabalho, sua identidade docente será atravessada por todas as experiências, aprendizados e conhecimentos construídos durante sua trajetória pessoal e profissional. Desta maneira, compreende-se o saber docente do professor não licenciado, como um saber multifacetado, que se constitui do que foi construído e vivenciado na formação inicial (bacharel ou tecnólogo) como o contato com os professores, o estágio profissional supervisionado, as aulas práticas, bem como sua trajetória profissional técnica e sua trajetória de vida. Este saber entrecruzado a sua identidade profissional de sua área de formação reflete sua identidade docente, que se modifica ao longo de seu professorar, e que de maneira articulada o conduz ao desenvolvimento profissional docente em que a docência é compreendida como uma profissão que precisa ser aprendida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7242_TB4464_20092023170201.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANI ANDRADE DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "LUCIANI" "autor_email" => "luciani0020@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }