ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98845 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5541 "inscrito_id" => 11770 "titulo" => "ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA" "resumo" => "No ambiente escolar, promover o conhecimento de química se mostra desafiador pois a linguagem química descreve conceitos que podem não ser facilmente compreendidos e associados ao cotidiano. Nesse contexto, se enquadra o conteúdo de distribuição eletrônica em um átomo, esse tema aborda o aspecto microscópico da matéria tornando-se muitas vezes abstrato aos estudantes que estão iniciando seu contato com a química. Visto que a temática é fundamental, para o desenvolvimento de outros conteúdos que descrevem fenômenos ligados à química, é essencial propor atividades que visem auxiliar e fortalecer a aprendizagem deste tópico. Com este objetivo, os residentes do Programa Residência Pedagógica de Química da UFPB (Campus I) buscaram aplicar o modelo de rotações por estações para introduzir uma nova proposta de abordagem desse conteúdo, aos estudantes de seis turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de João Pessoa -PB. A partir do modelo de rotações, foram propostas três atividades: 1. atividade experimental com teste da chama, trazendo questionamentos sobre a cor observada na queima do sal e sua relação com o átomo e sua distribuição eletrônica; 2. jogo online: perguntas e respostas, no estilo do Pac-man, onde os estudantes utilizaram o próprio celular para acessar e procurar as respostas corretas de perguntas sobre “Distribuição eletrônica”, ao mesmo tempo, ele passa pelos desafios clássicos do jogo; 3. jogo de cartas baseado no clássico jogo UNO, cujo o objetivo é realizar a distribuição eletrônica de alguns elementos, cada aluno recebia cartas contendo níveis e subníveis de cores diferentes para cada elemento e continuavam a rodada até completar corretamente a distribuição. Ademais, através das estações foram exploradas diferentes abordagens sobre o tema fazendo com que os estudantes participassem de forma contextualizada e significativa, transpassando a simples abstração dos conteúdos e valorizando a aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11770_TB5541_20112023220238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CARDOSO DE LIMA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CARDOSO" "autor_email" => "raquelcdlm@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98845 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5541 "inscrito_id" => 11770 "titulo" => "ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA" "resumo" => "No ambiente escolar, promover o conhecimento de química se mostra desafiador pois a linguagem química descreve conceitos que podem não ser facilmente compreendidos e associados ao cotidiano. Nesse contexto, se enquadra o conteúdo de distribuição eletrônica em um átomo, esse tema aborda o aspecto microscópico da matéria tornando-se muitas vezes abstrato aos estudantes que estão iniciando seu contato com a química. Visto que a temática é fundamental, para o desenvolvimento de outros conteúdos que descrevem fenômenos ligados à química, é essencial propor atividades que visem auxiliar e fortalecer a aprendizagem deste tópico. Com este objetivo, os residentes do Programa Residência Pedagógica de Química da UFPB (Campus I) buscaram aplicar o modelo de rotações por estações para introduzir uma nova proposta de abordagem desse conteúdo, aos estudantes de seis turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de João Pessoa -PB. A partir do modelo de rotações, foram propostas três atividades: 1. atividade experimental com teste da chama, trazendo questionamentos sobre a cor observada na queima do sal e sua relação com o átomo e sua distribuição eletrônica; 2. jogo online: perguntas e respostas, no estilo do Pac-man, onde os estudantes utilizaram o próprio celular para acessar e procurar as respostas corretas de perguntas sobre “Distribuição eletrônica”, ao mesmo tempo, ele passa pelos desafios clássicos do jogo; 3. jogo de cartas baseado no clássico jogo UNO, cujo o objetivo é realizar a distribuição eletrônica de alguns elementos, cada aluno recebia cartas contendo níveis e subníveis de cores diferentes para cada elemento e continuavam a rodada até completar corretamente a distribuição. Ademais, através das estações foram exploradas diferentes abordagens sobre o tema fazendo com que os estudantes participassem de forma contextualizada e significativa, transpassando a simples abstração dos conteúdos e valorizando a aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11770_TB5541_20112023220238.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CARDOSO DE LIMA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CARDOSO" "autor_email" => "raquelcdlm@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }