ELETRICIDADE E ENSINO INVESTIGATIVO: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97995 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4455 "inscrito_id" => 18234 "titulo" => "ELETRICIDADE E ENSINO INVESTIGATIVO: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O ensino investigativo trata-se de uma estratégia didática que torna os estudantes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. O método baseia-se na resolução de problemas para a construção de conceitos a partir da investigação dos fenômenos. Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido ao longo do Estágio Supervisionado I da Licenciatura em Química, realizado em uma escola pública da cidade de João Pessoa - PB. O objetivo foi aplicar uma sequência de ensino investigativa para a introdução da temática eletricidade em uma turma do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Virginius da Gama e Melo, junto a 38 estudantes e 01 professora de ciências. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram atividades respondidas e relatórios elaborados pelos estudantes. As atividades desenvolvidas para o desenvolvimento da sequência didática foram: avaliação diagnóstica; aulas expositivas dialogadas; experimentos relacionados à temática trabalhada; e aula de campo. Ao longo da sequência de ensino em questão, os estudantes apresentaram postura autônoma no processo de ensino e aprendizagem e a licencianda atuou como mediadora deste processo, possibilitando a apropriação de conceitos científicos pelos estudantes. A análise dos relatórios elaborados pelos discentes indicou a formação de conceitos relacionádos à eletricidade em nível formal. Portanto, consideramos que neste relato, o ato de planejar as atividades práticas pedagógicas no estágio supervisionado I, utilizando a sequência didática e o registro destas nos relatórios, evidenciam e apresentam elementos que possibilitam a formação crítica e reflexiva da docência no ensino de ciências/química. Além disso, possibilita o fazer de propostas que construa autonomia tanto dos/as discentes da escola, quanto da docente que está em constante formação e profissionalização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18234_TB4455_12122023082726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ASHLEY ANDERSSON SANTOS SANTANA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Ashley Santana" "autor_email" => "ashleypb12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97995 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4455 "inscrito_id" => 18234 "titulo" => "ELETRICIDADE E ENSINO INVESTIGATIVO: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O ensino investigativo trata-se de uma estratégia didática que torna os estudantes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. O método baseia-se na resolução de problemas para a construção de conceitos a partir da investigação dos fenômenos. Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido ao longo do Estágio Supervisionado I da Licenciatura em Química, realizado em uma escola pública da cidade de João Pessoa - PB. O objetivo foi aplicar uma sequência de ensino investigativa para a introdução da temática eletricidade em uma turma do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Virginius da Gama e Melo, junto a 38 estudantes e 01 professora de ciências. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram atividades respondidas e relatórios elaborados pelos estudantes. As atividades desenvolvidas para o desenvolvimento da sequência didática foram: avaliação diagnóstica; aulas expositivas dialogadas; experimentos relacionados à temática trabalhada; e aula de campo. Ao longo da sequência de ensino em questão, os estudantes apresentaram postura autônoma no processo de ensino e aprendizagem e a licencianda atuou como mediadora deste processo, possibilitando a apropriação de conceitos científicos pelos estudantes. A análise dos relatórios elaborados pelos discentes indicou a formação de conceitos relacionádos à eletricidade em nível formal. Portanto, consideramos que neste relato, o ato de planejar as atividades práticas pedagógicas no estágio supervisionado I, utilizando a sequência didática e o registro destas nos relatórios, evidenciam e apresentam elementos que possibilitam a formação crítica e reflexiva da docência no ensino de ciências/química. Além disso, possibilita o fazer de propostas que construa autonomia tanto dos/as discentes da escola, quanto da docente que está em constante formação e profissionalização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18234_TB4455_12122023082726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ASHLEY ANDERSSON SANTOS SANTANA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Ashley Santana" "autor_email" => "ashleypb12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }