Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99213
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6014
    "inscrito_id" => 4130
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS."
    "resumo" => "Tanto a Física como a música estão muito presentes em nossas vidas. No entanto, a música para a sociedade é vista como algo que traz alegria, descontração e reflexão, já a Física é taxada, por muitos, como algo chato e de difícil compreensão. Desta forma, é importante e enriquecedor compreender a importância da Física como parte da cultura contemporânea. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito a construção de uma proposta metodológica para o ensino de Física, bem como articular os saberes entre Músicas Populares e seus conceitos. Com esse fim, foi disponibilizado para os alunos do Ensino Médio/Técnico da ETE de Caruaru Nelson Barbalho, um formulário online, na parte inicial tinha algumas músicas acompanhadas dos links de acesos, assim como as análises a partir de conceitos Físicos. Após ouvirem as músicas e lerem as análises, os/as estudantes foram direcionados a um questionário de caráter quantitativo elaborado com intuito de compreender se este método ajudou na compreensão de conceitos, se houve dificuldades durante o processo e se a sequência aplicada foi viável para fazer a junção de Ciências e Cultura. No geral, após a leitura das respostas, os participantes sentem muita dificuldade na compreensão e interpretação de conceitos físicos nas aulas, mas acharam viável o método cuja grande parte conseguiu compreender melhor a partir das análises dentro das músicas. Esse método de ensino é uma proposta para fugir da rotina metodista presente em sala de aula e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, proporcionando uma aula diferenciada e articulada ao dia a dia com algo que eles gostam tanto que é a música. Consequentemente, pensa-se que uma transposição didática, por mediação de músicas, seja capaz de despertar para a Física do cotidiano e possibilitar ao professor e aos estudantes uma sensibilização cultural de sucesso no ensino dos fenômenos físicos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4130_TB6014_21082023203730.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIS MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS"
    "autor_email" => "tais.ufpe11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99213
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6014
    "inscrito_id" => 4130
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS."
    "resumo" => "Tanto a Física como a música estão muito presentes em nossas vidas. No entanto, a música para a sociedade é vista como algo que traz alegria, descontração e reflexão, já a Física é taxada, por muitos, como algo chato e de difícil compreensão. Desta forma, é importante e enriquecedor compreender a importância da Física como parte da cultura contemporânea. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito a construção de uma proposta metodológica para o ensino de Física, bem como articular os saberes entre Músicas Populares e seus conceitos. Com esse fim, foi disponibilizado para os alunos do Ensino Médio/Técnico da ETE de Caruaru Nelson Barbalho, um formulário online, na parte inicial tinha algumas músicas acompanhadas dos links de acesos, assim como as análises a partir de conceitos Físicos. Após ouvirem as músicas e lerem as análises, os/as estudantes foram direcionados a um questionário de caráter quantitativo elaborado com intuito de compreender se este método ajudou na compreensão de conceitos, se houve dificuldades durante o processo e se a sequência aplicada foi viável para fazer a junção de Ciências e Cultura. No geral, após a leitura das respostas, os participantes sentem muita dificuldade na compreensão e interpretação de conceitos físicos nas aulas, mas acharam viável o método cuja grande parte conseguiu compreender melhor a partir das análises dentro das músicas. Esse método de ensino é uma proposta para fugir da rotina metodista presente em sala de aula e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, proporcionando uma aula diferenciada e articulada ao dia a dia com algo que eles gostam tanto que é a música. Consequentemente, pensa-se que uma transposição didática, por mediação de músicas, seja capaz de despertar para a Física do cotidiano e possibilitar ao professor e aos estudantes uma sensibilização cultural de sucesso no ensino dos fenômenos físicos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4130_TB6014_21082023203730.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIS MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS"
    "autor_email" => "tais.ufpe11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tanto a Física como a música estão muito presentes em nossas vidas. No entanto, a música para a sociedade é vista como algo que traz alegria, descontração e reflexão, já a Física é taxada, por muitos, como algo chato e de difícil compreensão. Desta forma, é importante e enriquecedor compreender a importância da Física como parte da cultura contemporânea. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito a construção de uma proposta metodológica para o ensino de Física, bem como articular os saberes entre Músicas Populares e seus conceitos. Com esse fim, foi disponibilizado para os alunos do Ensino Médio/Técnico da ETE de Caruaru Nelson Barbalho, um formulário online, na parte inicial tinha algumas músicas acompanhadas dos links de acesos, assim como as análises a partir de conceitos Físicos. Após ouvirem as músicas e lerem as análises, os/as estudantes foram direcionados a um questionário de caráter quantitativo elaborado com intuito de compreender se este método ajudou na compreensão de conceitos, se houve dificuldades durante o processo e se a sequência aplicada foi viável para fazer a junção de Ciências e Cultura. No geral, após a leitura das respostas, os participantes sentem muita dificuldade na compreensão e interpretação de conceitos físicos nas aulas, mas acharam viável o método cuja grande parte conseguiu compreender melhor a partir das análises dentro das músicas. Esse método de ensino é uma proposta para fugir da rotina metodista presente em sala de aula e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, proporcionando uma aula diferenciada e articulada ao dia a dia com algo que eles gostam tanto que é a música. Consequentemente, pensa-se que uma transposição didática, por mediação de músicas, seja capaz de despertar para a Física do cotidiano e possibilitar ao professor e aos estudantes uma sensibilização cultural de sucesso no ensino dos fenômenos físicos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.