O presente trabalho de caráter teórico e qualitativo, propõe-se a refletir sobre a aplicação pensamento computacional no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais, com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). Como rota metodológica, realizou-se estudos e pesquisas bibliográficas que se ancoram nas obras de VALENTE; WING; BACICH e MORAN e, que, dialogam com a Lei de diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CIEB). O trabalho está estruturado em quatro seções, a primeira inicia-se com uma introdução refletindo sobre o contexto pandêmico e a necessidade da apropriação das tecnologias para educação. A segunda refere-se ao entrelaçamento de saber entre o Pensamento Computacional e a Matemática seguido de uma breve discussão sobre o Pensamento Computacional e o uso das TDICS como didática no ensino da Matemática a partir de uma investigação pautada na pesquisa-ação, os dados mais relevantes permitiram o entrecruzamento conceitual, didático e pedagógico entre os três eixos de investigação, tecnologias, ensino da matemática dos anos iniciais e o pensamento computacional, dos quais, conclui-se sobre a importância da temática dos anos iniciais e carência de práticas e materiais nas disciplinas.