O PENSAMENTO CUMPUTACIONAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95544 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 11680 "titulo" => "O PENSAMENTO CUMPUTACIONAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "O presente trabalho de caráter teórico e qualitativo, propõe-se a refletir sobre a aplicação pensamento computacional no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais, com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). Como rota metodológica, realizou-se estudos e pesquisas bibliográficas que se ancoram nas obras de VALENTE; WING; BACICH e MORAN e, que, dialogam com a Lei de diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CIEB). O trabalho está estruturado em quatro seções, a primeira inicia-se com uma introdução refletindo sobre o contexto pandêmico e a necessidade da apropriação das tecnologias para educação. A segunda refere-se ao entrelaçamento de saber entre o Pensamento Computacional e a Matemática seguido de uma breve discussão sobre o Pensamento Computacional e o uso das TDICS como didática no ensino da Matemática a partir de uma investigação pautada na pesquisa-ação, os dados mais relevantes permitiram o entrecruzamento conceitual, didático e pedagógico entre os três eixos de investigação, tecnologias, ensino da matemática dos anos iniciais e o pensamento computacional, dos quais, conclui-se sobre a importância da temática dos anos iniciais e carência de práticas e materiais nas disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11680_TB1187_02052023175301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA TAYSSA P. MARQUES" "autor_nome_curto" => "Rebeca Tayssa P" "autor_email" => "rebecatayssa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95544 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1187 "inscrito_id" => 11680 "titulo" => "O PENSAMENTO CUMPUTACIONAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "O presente trabalho de caráter teórico e qualitativo, propõe-se a refletir sobre a aplicação pensamento computacional no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais, com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). Como rota metodológica, realizou-se estudos e pesquisas bibliográficas que se ancoram nas obras de VALENTE; WING; BACICH e MORAN e, que, dialogam com a Lei de diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CIEB). O trabalho está estruturado em quatro seções, a primeira inicia-se com uma introdução refletindo sobre o contexto pandêmico e a necessidade da apropriação das tecnologias para educação. A segunda refere-se ao entrelaçamento de saber entre o Pensamento Computacional e a Matemática seguido de uma breve discussão sobre o Pensamento Computacional e o uso das TDICS como didática no ensino da Matemática a partir de uma investigação pautada na pesquisa-ação, os dados mais relevantes permitiram o entrecruzamento conceitual, didático e pedagógico entre os três eixos de investigação, tecnologias, ensino da matemática dos anos iniciais e o pensamento computacional, dos quais, conclui-se sobre a importância da temática dos anos iniciais e carência de práticas e materiais nas disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11680_TB1187_02052023175301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA TAYSSA P. MARQUES" "autor_nome_curto" => "Rebeca Tayssa P" "autor_email" => "rebecatayssa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }