BINGO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97517 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3817 "inscrito_id" => 11485 "titulo" => "BINGO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O artigo trata sobre a importância de metodologias ativas para auxiliar no processo de ensino -aprendizagem dos estudantes, e como essas ferramentas alternativas podem complementar uma abordagem de ensino tradicional, viabilizando, nesse processo, o estímulo e a interação educador e aluno, deixando a aula mais participativa e atrativa. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito do uso do lúdico para o ensino de Genética, no Ensino Médio, refletindo sobre a prática de ensino através do uso de metodologias alternativas. Este estudo, de caráter qualitativo, teve em seu percurso metodológico a coleta de dados por meio da observação participante e de um questionário elaborado no Google Forms, composto por questões objetivas e subjetivas, visando averiguar a percepção dos estudantes sobre a atividade nomeada como o Bingo de Revisão de Genética. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto aos alunos de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral e profissionalizante da rede estadual de ensino do Ceará, em março de 2023. Em seguida, foi realizada a discussão dos dados obtidos através do questionário, relacionando-os ao referencial teórico base desse estudo. Diante disso, através das respostas obtidas, verificamos que os alunos consideraram essa prática positiva na construção e revisão de conceitos, citando o desejo em participar de outras atividades desta natureza. Além disso, vale destacar que alguns estudantes reconhecem que esta atividade lúdica poderia ser um método avaliativo eficaz. Portanto, a inserção do lúdico no ensino de biologia se mostrou uma prática eficiente, favorecendo a aprendizagem participativa, devendo ser uma prática mais rotineira na escola" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818747764f7_19122023090631.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 09:06:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vitória Maria" "autor_email" => "vitoriamaria.silva@aluno." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97517 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3817 "inscrito_id" => 11485 "titulo" => "BINGO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O artigo trata sobre a importância de metodologias ativas para auxiliar no processo de ensino -aprendizagem dos estudantes, e como essas ferramentas alternativas podem complementar uma abordagem de ensino tradicional, viabilizando, nesse processo, o estímulo e a interação educador e aluno, deixando a aula mais participativa e atrativa. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito do uso do lúdico para o ensino de Genética, no Ensino Médio, refletindo sobre a prática de ensino através do uso de metodologias alternativas. Este estudo, de caráter qualitativo, teve em seu percurso metodológico a coleta de dados por meio da observação participante e de um questionário elaborado no Google Forms, composto por questões objetivas e subjetivas, visando averiguar a percepção dos estudantes sobre a atividade nomeada como o Bingo de Revisão de Genética. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto aos alunos de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral e profissionalizante da rede estadual de ensino do Ceará, em março de 2023. Em seguida, foi realizada a discussão dos dados obtidos através do questionário, relacionando-os ao referencial teórico base desse estudo. Diante disso, através das respostas obtidas, verificamos que os alunos consideraram essa prática positiva na construção e revisão de conceitos, citando o desejo em participar de outras atividades desta natureza. Além disso, vale destacar que alguns estudantes reconhecem que esta atividade lúdica poderia ser um método avaliativo eficaz. Portanto, a inserção do lúdico no ensino de biologia se mostrou uma prática eficiente, favorecendo a aprendizagem participativa, devendo ser uma prática mais rotineira na escola" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818747764f7_19122023090631.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 09:06:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vitória Maria" "autor_email" => "vitoriamaria.silva@aluno." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }