ESTUDO DE INSETOS POR REGISTRO FOTOGRÁFICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1970 "inscrito_id" => 8692 "titulo" => "ESTUDO DE INSETOS POR REGISTRO FOTOGRÁFICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A classe Insecta é caracterizada pela sua grande biodiversidade e a comum presença no cotidiano humano. Desse modo, a pesquisa acerca desse grupo é de grande importância para melhorar a percepção destes seres no ecossistema, assim como para promover seu melhor conhecimento e conservação. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou utilizar ferramentas não invasivas para estudo dos insetos ao nível de ordem, a fim de promover uma ferramenta didática mais acessível e eficiente para abordagem da taxonomia de insetos na educação básica. Foram realizados registros dos organismos em Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, cidades do Estado de Pernambuco, a partir de observações e fotografias dos animais, que estavam livres no ambiente, não necessitando o uso de armadilhas. A realização da pesquisa ocorreu por meio do componente curricular de Invertebrados II, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, durante os meses de novembro e dezembro de 2021, sendo os organismos identificados em nível de ordem a partir de bibliografia disponibilizada. Foram registradas 5 ordens de insetos neste estudo: Hymenoptera (46,2%), Diptera (23,1%), Lepidoptera (17,3%), Blattodea (9,6%), Orthoptera (3,8%), dando ênfase para a abundância de abelhas e moscas encontradas. Em virtude dos dados obtidos, conclui-se que o uso desse recurso proporciona o aprendizado de forma prática acerca da caracterização das ordens de insetos e da importância desses seres vivos na biodiversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8692_TB1970_28092023183803.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABELLA DA SILVA ROSA" "autor_nome_curto" => "Izabella Rosa" "autor_email" => "m.izabellasr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1970 "inscrito_id" => 8692 "titulo" => "ESTUDO DE INSETOS POR REGISTRO FOTOGRÁFICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A classe Insecta é caracterizada pela sua grande biodiversidade e a comum presença no cotidiano humano. Desse modo, a pesquisa acerca desse grupo é de grande importância para melhorar a percepção destes seres no ecossistema, assim como para promover seu melhor conhecimento e conservação. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou utilizar ferramentas não invasivas para estudo dos insetos ao nível de ordem, a fim de promover uma ferramenta didática mais acessível e eficiente para abordagem da taxonomia de insetos na educação básica. Foram realizados registros dos organismos em Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, cidades do Estado de Pernambuco, a partir de observações e fotografias dos animais, que estavam livres no ambiente, não necessitando o uso de armadilhas. A realização da pesquisa ocorreu por meio do componente curricular de Invertebrados II, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, durante os meses de novembro e dezembro de 2021, sendo os organismos identificados em nível de ordem a partir de bibliografia disponibilizada. Foram registradas 5 ordens de insetos neste estudo: Hymenoptera (46,2%), Diptera (23,1%), Lepidoptera (17,3%), Blattodea (9,6%), Orthoptera (3,8%), dando ênfase para a abundância de abelhas e moscas encontradas. Em virtude dos dados obtidos, conclui-se que o uso desse recurso proporciona o aprendizado de forma prática acerca da caracterização das ordens de insetos e da importância desses seres vivos na biodiversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8692_TB1970_28092023183803.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABELLA DA SILVA ROSA" "autor_nome_curto" => "Izabella Rosa" "autor_email" => "m.izabellasr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }