Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AQUI! UM ENCONTRO DAS INFÂNCIAS COM A DESCOBERTA DA NATUREZA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97202
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3380
    "inscrito_id" => 9210
    "titulo" => "O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AQUI! UM ENCONTRO DAS INFÂNCIAS COM A DESCOBERTA DA NATUREZA."
    "resumo" => "No processo formativo de cada cidadão, bem como no desenvolvimento integral de cada criança inclui-se o cuidado com a utilização e manutenção harmônica entre os bens naturais e sociais que a sociedade dispõe, e com igual afinco a preocupação em viver qualitativamente estes elementos em equilíbrio no hoje e nas as futuras gerações. Estes sentimentos de cuidado, zelo e de ética socioambiental perpassa pelo pertencimento e respeito ao meio e aos outros numa perspectiva da educação para a vida. Pautados em teóricos como Louv (2018), Barros (2018), Tiriba (2022), Horn e Barbosa (2022), Ribeiro (2022) que trazem a necessária promoção da educação ambiental através de encontros da infância com a natureza em vistas de vivências enriquecidas e com cuidados mútuos. Nestes termos, a educação ambiental na educação infantil veste-se da perspectiva de reconhecer e participar dos bens naturais e da conscientização de sua importância para a vida dos seres e/no planeta Terra. As reflexões iniciam com a consciência das modificações humanas no meio, perpassando pelo reconhecimento de agentes indispensáveis a qualidade de vida, ou seja, da utilidade da água, das riquezas naturais e a importância da reciclagem de materiais não-orgânicos como fonte de criatividade; todos estes pontos, sem dúvida visto na perspectiva local correlacionados a realidade nacional, assumindo a prática ambiental num processo de reeducação para a vida. Nos caminhos metodológicos efetivou encontro entre docentes para estudos, planejamento e execução de atividades além da escola, e os dados produzidos foram retratados em memórias, anotações contidas em diários de bordo, portfólios e apresentado em relatos e mini-histórias vividas. Nesta pesquisa evidenciou-se a relevância no contexto escolarizado, de discutir ações permeadas nas vivências, deste a tenra idade, com o mundo que a circunda numa perspectiva de desemparedamento de suas experiências educativas como forma de reconectar, valorizar e cuidar dos elementos e espaços naturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9210_TB3380_22052023201504.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNA BRITTO"
    "autor_email" => "juliannabritto1980@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97202
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3380
    "inscrito_id" => 9210
    "titulo" => "O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AQUI! UM ENCONTRO DAS INFÂNCIAS COM A DESCOBERTA DA NATUREZA."
    "resumo" => "No processo formativo de cada cidadão, bem como no desenvolvimento integral de cada criança inclui-se o cuidado com a utilização e manutenção harmônica entre os bens naturais e sociais que a sociedade dispõe, e com igual afinco a preocupação em viver qualitativamente estes elementos em equilíbrio no hoje e nas as futuras gerações. Estes sentimentos de cuidado, zelo e de ética socioambiental perpassa pelo pertencimento e respeito ao meio e aos outros numa perspectiva da educação para a vida. Pautados em teóricos como Louv (2018), Barros (2018), Tiriba (2022), Horn e Barbosa (2022), Ribeiro (2022) que trazem a necessária promoção da educação ambiental através de encontros da infância com a natureza em vistas de vivências enriquecidas e com cuidados mútuos. Nestes termos, a educação ambiental na educação infantil veste-se da perspectiva de reconhecer e participar dos bens naturais e da conscientização de sua importância para a vida dos seres e/no planeta Terra. As reflexões iniciam com a consciência das modificações humanas no meio, perpassando pelo reconhecimento de agentes indispensáveis a qualidade de vida, ou seja, da utilidade da água, das riquezas naturais e a importância da reciclagem de materiais não-orgânicos como fonte de criatividade; todos estes pontos, sem dúvida visto na perspectiva local correlacionados a realidade nacional, assumindo a prática ambiental num processo de reeducação para a vida. Nos caminhos metodológicos efetivou encontro entre docentes para estudos, planejamento e execução de atividades além da escola, e os dados produzidos foram retratados em memórias, anotações contidas em diários de bordo, portfólios e apresentado em relatos e mini-histórias vividas. Nesta pesquisa evidenciou-se a relevância no contexto escolarizado, de discutir ações permeadas nas vivências, deste a tenra idade, com o mundo que a circunda numa perspectiva de desemparedamento de suas experiências educativas como forma de reconectar, valorizar e cuidar dos elementos e espaços naturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9210_TB3380_22052023201504.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANNA BRITTO"
    "autor_email" => "juliannabritto1980@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No processo formativo de cada cidadão, bem como no desenvolvimento integral de cada criança inclui-se o cuidado com a utilização e manutenção harmônica entre os bens naturais e sociais que a sociedade dispõe, e com igual afinco a preocupação em viver qualitativamente estes elementos em equilíbrio no hoje e nas as futuras gerações. Estes sentimentos de cuidado, zelo e de ética socioambiental perpassa pelo pertencimento e respeito ao meio e aos outros numa perspectiva da educação para a vida. Pautados em teóricos como Louv (2018), Barros (2018), Tiriba (2022), Horn e Barbosa (2022), Ribeiro (2022) que trazem a necessária promoção da educação ambiental através de encontros da infância com a natureza em vistas de vivências enriquecidas e com cuidados mútuos. Nestes termos, a educação ambiental na educação infantil veste-se da perspectiva de reconhecer e participar dos bens naturais e da conscientização de sua importância para a vida dos seres e/no planeta Terra. As reflexões iniciam com a consciência das modificações humanas no meio, perpassando pelo reconhecimento de agentes indispensáveis a qualidade de vida, ou seja, da utilidade da água, das riquezas naturais e a importância da reciclagem de materiais não-orgânicos como fonte de criatividade; todos estes pontos, sem dúvida visto na perspectiva local correlacionados a realidade nacional, assumindo a prática ambiental num processo de reeducação para a vida. Nos caminhos metodológicos efetivou encontro entre docentes para estudos, planejamento e execução de atividades além da escola, e os dados produzidos foram retratados em memórias, anotações contidas em diários de bordo, portfólios e apresentado em relatos e mini-histórias vividas. Nesta pesquisa evidenciou-se a relevância no contexto escolarizado, de discutir ações permeadas nas vivências, deste a tenra idade, com o mundo que a circunda numa perspectiva de desemparedamento de suas experiências educativas como forma de reconectar, valorizar e cuidar dos elementos e espaços naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.