Este trabalho apresenta relato de experiência vivida durante as atividades desenvolvidas com alunos/pacientes nas aulas de ciências da Escola Móvel Aluno Específico-EMAE do Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer GRAACC-UNIFESP. A relevância dessa temática justifica-se na ideia de que o ensino de Ciências precisa ser planejado para ir além dos conceitos subjetivos de Ciências, avançando para leitura da sua linguagem, compreendendo a sua estrutura sintática e discursiva por meio de atividades práticas e de uma linguagem acessível para uma melhor assimilação dos conteúdos. Tem o intuito de analisar as situações que permeiam o processo de ensino aprendizagem de conceitos em Ciências no ambiente escolar hospitalar, compreendendo o conjunto de características relacionadas com as necessidades, interesses e motivações nesse ambiente. Assim, além dessas atividades, são descritas, também, algumas observações durante as aulas e de como os alunos/pacientes aprendem os conceitos de ciências, apresentando assim como ocorre a aprendizagem dos conceitos durante as aulas ministradas. A área da educação hospitalar vem crescendo ao longo dos anos, mas ainda é muito pequena a quantidade de trabalhos encontrados e referenciais teóricos. Muitos desconhecem a presença de uma “escola”, como a EMAE, dentro de um hospital, até mesmo os próprios profissionais da educação, porém, ela é muito importante e pode produzir bons resultados em consonância ao cenário educacional atual do nosso país. Nesse caso, o ensino de ciências em hospitais se torna mais abrangente, visto que o mesmo acaba assumindo uma característica expressiva, pois crianças e adolescentes hospitalizados se sentem mais curiosos em entender o que são e como estão as suas doenças, instigando assim um debate em como e quais fatores levaram ao adoecimento.