ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DIGITAIS E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101280 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9021 "inscrito_id" => 2388 "titulo" => "ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DIGITAIS E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este descritivo tem por objetivo compreender as relações estabelecidas entre os saberes docentes e as tecnologias na formação continuada da rede municipal de ensino da cidade do Paudalho, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, tendo como referência a ressignificação dialógica da imersão sociocultural e das relações sociopolíticas das tecnologias na constituição da prática pedagógica no processo de formação dos docentes. Trata - se de assuntos representativos sobre a importância da formação continuada em virtudes das dificuldades de estabelecer parâmetros que reconheçam as viabilidades dos saberes nas ações pedagógicas utilizando equipamentos e/ou recursos que podem ser adotados nas atividades cotidianas dos docentes no ensino EJA. Portanto, discutimos a proposta de modelo de análise baseado na diversidade dos saberes docentes como ponte para desenvolver mecanismos metodológicos e ao mesmo tempo de aprofundamento teórico e didático necessário para o comprometimento nas ações investigativas para o exercício docente, bem como a imersão das ferramentas digitais na formação continuada. Os dados foram obtidos utilizando um formulário digital, criado com o auxílio da plataforma Google Forms, contendo dez (10) perguntas fechadas e, encaminhado para quatro (4) unidades escolares e à sede da Secretária Municipal de Educação e Esportes de Paudalho – PE. O estudo possibilitou levantar dados a fim de compreendermos os saberes docentes e os desafios da educação de jovens e adultos dadas a utilização das tecnologias de informação e comunicação digitais na formação continuada da rede Municipal de Ensino. Nesse sentido, se fez necessário ampliar espaços onde os saberes e as atividades foram sendo ressignificados e recontextualizados, constituindo-se na produção de novos conhecimentos, trocas de saberes, refletir e remodelar a prática do professor, da construção de novas competências, como campo aberto e de multirreferencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2388_TB9021_09122023232206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALDO MANOEL DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "ELINALDO" "autor_email" => "elinaldo.2018250166@unica" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101280 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9021 "inscrito_id" => 2388 "titulo" => "ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DIGITAIS E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este descritivo tem por objetivo compreender as relações estabelecidas entre os saberes docentes e as tecnologias na formação continuada da rede municipal de ensino da cidade do Paudalho, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, tendo como referência a ressignificação dialógica da imersão sociocultural e das relações sociopolíticas das tecnologias na constituição da prática pedagógica no processo de formação dos docentes. Trata - se de assuntos representativos sobre a importância da formação continuada em virtudes das dificuldades de estabelecer parâmetros que reconheçam as viabilidades dos saberes nas ações pedagógicas utilizando equipamentos e/ou recursos que podem ser adotados nas atividades cotidianas dos docentes no ensino EJA. Portanto, discutimos a proposta de modelo de análise baseado na diversidade dos saberes docentes como ponte para desenvolver mecanismos metodológicos e ao mesmo tempo de aprofundamento teórico e didático necessário para o comprometimento nas ações investigativas para o exercício docente, bem como a imersão das ferramentas digitais na formação continuada. Os dados foram obtidos utilizando um formulário digital, criado com o auxílio da plataforma Google Forms, contendo dez (10) perguntas fechadas e, encaminhado para quatro (4) unidades escolares e à sede da Secretária Municipal de Educação e Esportes de Paudalho – PE. O estudo possibilitou levantar dados a fim de compreendermos os saberes docentes e os desafios da educação de jovens e adultos dadas a utilização das tecnologias de informação e comunicação digitais na formação continuada da rede Municipal de Ensino. Nesse sentido, se fez necessário ampliar espaços onde os saberes e as atividades foram sendo ressignificados e recontextualizados, constituindo-se na produção de novos conhecimentos, trocas de saberes, refletir e remodelar a prática do professor, da construção de novas competências, como campo aberto e de multirreferencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2388_TB9021_09122023232206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALDO MANOEL DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "ELINALDO" "autor_email" => "elinaldo.2018250166@unica" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }