EDUCAÇÃO INTEGRAL, CURRÍCULO E TERRITORIALIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO, ARTE E CULTURA NA ESCOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4366 "inscrito_id" => 13138 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, CURRÍCULO E TERRITORIALIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO, ARTE E CULTURA NA ESCOLA" "resumo" => "Esse trabalho trata de reflexões de três professoras-pesquisadoras acerca das experiências sobre corpo, arte e cultura presentes no currículo de uma escola municipal de educação integral. Essa escola, implementada por meio de uma política pública educacional, propõe-se a realizar um projeto de educação vinculado aos saberes territoriais. Através das narrativas, revelam vozes e visões de um coletivo responsável pela construção deste projeto, que busca possibilidades e aberturas para reconhecer, compreender e estabelecer parcerias com os “mundos” dentro e fora dos muros da escola. Para tanto, as autoras dialogam com pensadores como Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres, Ramón Grosfoguel, Frantz Fanon, Muniz Sodré e Milton Santos, aprofundando-se sobre conceitos como territorialidade, cultura e decolonialidade. Entendem que o conceito de territorialidade engendra regimes de relacionamento, relações de proximidade e distância e, assim, é preciso que se estabeleça uma relação entre os seres e os objetos, possibilitando criar a partir das especificidades do território. Decorre desse pensamento a necessidade da escola desenvolver um currículo que priorize a heterogeneidade dos conhecimentos e a diferença, afirmando-a e propiciando experiências curriculares que permitam aos sujeitos da educação a compreensão das relações de poder imanentes às práticas culturais, bem como os ecos de tais disputas na materialidade social e, também, na produção de outras formas de ver, fazer e dizer sobre as práticas, seus praticantes e a si mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13138_TB4366_21062023192725.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE MEIRA BISSE" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "bisse.jaqueline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4366 "inscrito_id" => 13138 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, CURRÍCULO E TERRITORIALIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO, ARTE E CULTURA NA ESCOLA" "resumo" => "Esse trabalho trata de reflexões de três professoras-pesquisadoras acerca das experiências sobre corpo, arte e cultura presentes no currículo de uma escola municipal de educação integral. Essa escola, implementada por meio de uma política pública educacional, propõe-se a realizar um projeto de educação vinculado aos saberes territoriais. Através das narrativas, revelam vozes e visões de um coletivo responsável pela construção deste projeto, que busca possibilidades e aberturas para reconhecer, compreender e estabelecer parcerias com os “mundos” dentro e fora dos muros da escola. Para tanto, as autoras dialogam com pensadores como Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres, Ramón Grosfoguel, Frantz Fanon, Muniz Sodré e Milton Santos, aprofundando-se sobre conceitos como territorialidade, cultura e decolonialidade. Entendem que o conceito de territorialidade engendra regimes de relacionamento, relações de proximidade e distância e, assim, é preciso que se estabeleça uma relação entre os seres e os objetos, possibilitando criar a partir das especificidades do território. Decorre desse pensamento a necessidade da escola desenvolver um currículo que priorize a heterogeneidade dos conhecimentos e a diferença, afirmando-a e propiciando experiências curriculares que permitam aos sujeitos da educação a compreensão das relações de poder imanentes às práticas culturais, bem como os ecos de tais disputas na materialidade social e, também, na produção de outras formas de ver, fazer e dizer sobre as práticas, seus praticantes e a si mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13138_TB4366_21062023192725.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE MEIRA BISSE" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "bisse.jaqueline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }