O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NOS AUXILIAM NA CAPTURA DO QUE ELAS TÊM A NOS DIZER?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96220 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 12196 "titulo" => "O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NOS AUXILIAM NA CAPTURA DO QUE ELAS TÊM A NOS DIZER?" "resumo" => "O presente estudo decorre da pesquisa “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil” - que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A pesquisa em questão, buscou investigar a representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil, a fim de aprimorar o cotidiano do espaço escolar no qual elas habitam - em torno de 12 horas diárias - permitindo que ele seja reestruturado, a partir do que as crianças têm a nos dizer sobre a escola. Os participantes da pesquisa foram 64 crianças da faixa etária de 3 a 6 anos que frequentam uma escola de Educação Infantil da rede pública de Ensino, de uma cidade do Vale do Taquari/RS. Os instrumentos metodológicos utilizados para a produção dos dados desta pesquisa foram: registros fotográficos, desenhos produzidos pelas próprias crianças e rodas de conversa entre professores e crianças. Os dados coletados no campo foram analisados por meio de uma aproximação com a Técnica da Análise de Conteúdo. A pesquisa nos mostrou uma postura propositiva das crianças, pois elas sugeriram mudanças institucionais. Nesse sentido, os instrumentos metodológicos utilizados com as crianças, nos indicaram que elas precisam ser ouvidas e que temos muito a aprender. Além disso, a escola de Educação Infantil precisa ser das crianças e não para elas, e isso só será possível se as inserirmos nas tomadas de decisões." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12196_TB2066_03102023184622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacqueh@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96220 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 12196 "titulo" => "O OLHAR DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NOS AUXILIAM NA CAPTURA DO QUE ELAS TÊM A NOS DIZER?" "resumo" => "O presente estudo decorre da pesquisa “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil” - que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A pesquisa em questão, buscou investigar a representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil, a fim de aprimorar o cotidiano do espaço escolar no qual elas habitam - em torno de 12 horas diárias - permitindo que ele seja reestruturado, a partir do que as crianças têm a nos dizer sobre a escola. Os participantes da pesquisa foram 64 crianças da faixa etária de 3 a 6 anos que frequentam uma escola de Educação Infantil da rede pública de Ensino, de uma cidade do Vale do Taquari/RS. Os instrumentos metodológicos utilizados para a produção dos dados desta pesquisa foram: registros fotográficos, desenhos produzidos pelas próprias crianças e rodas de conversa entre professores e crianças. Os dados coletados no campo foram analisados por meio de uma aproximação com a Técnica da Análise de Conteúdo. A pesquisa nos mostrou uma postura propositiva das crianças, pois elas sugeriram mudanças institucionais. Nesse sentido, os instrumentos metodológicos utilizados com as crianças, nos indicaram que elas precisam ser ouvidas e que temos muito a aprender. Além disso, a escola de Educação Infantil precisa ser das crianças e não para elas, e isso só será possível se as inserirmos nas tomadas de decisões." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12196_TB2066_03102023184622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacqueh@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }