EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CHATGPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96437 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2349 "inscrito_id" => 11696 "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CHATGPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES" "resumo" => "O ChatGPT, é um poderoso modelo de linguagem treinado por Inteligência Artificial (IA), usado como assistente para diversos profissionais, incluindo a educação. É utilizado na geração materiais/conteúdos didáticos de curso, além de fornecer tutoria virtual para alunos. No entanto, observa-se a ocorrência de transposição de informações falsas e plágios acadêmicos, criando cenário caótico, assim, é necessário que se apresente e se discuta em processos de formação continuada a utilização dessa ferramenta, destacando suas contribuições e limitações, a fim de mitigar os efeitos negativos do uso inadequado da ferramenta em contextos pedagógicos. Esta pesquisa objetiva identificar o potencial do ChatGPT na formação continuada de professores de Matemática e Ciências da Natureza, e suas contribuições para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas. O processamento de linguagem artificial do ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, este modelo treinado é treinado com uma base de dados de textos da internet, gerando textos quase indistinguíveis e autônomos em diversas áreas do conhecimento. A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento/aprimoramento constante dos saberes pedagógicos à atividade profissional, desenvolvendo habilidades e competências após a formação inicial, assegurando uma educação de melhor qualidade. A metodologia eleita nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo os procedimentos técnicos, estudo de caso. Assim, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre os conceitos, explorando as possibilidades de uso como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem, portanto, a capacidade do ChatGPT realizar tarefas como responder a perguntas, gerar materiais didáticos, nível adequado de tutoria virtual para alunos, no entanto, há desafios associados a plagiar documentos acadêmicos e contornar os detectores de plágio. Considerando o contexto brasileiro, são apontadas algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Matemática e Ciências, utilizando o ChatGPT a partir de uma vertente reflexiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11696_TB2349_04102023222617.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIONOR SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "CLAUDIONOR" "autor_email" => "r7claudionor@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96437 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2349 "inscrito_id" => 11696 "titulo" => "EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CHATGPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES" "resumo" => "O ChatGPT, é um poderoso modelo de linguagem treinado por Inteligência Artificial (IA), usado como assistente para diversos profissionais, incluindo a educação. É utilizado na geração materiais/conteúdos didáticos de curso, além de fornecer tutoria virtual para alunos. No entanto, observa-se a ocorrência de transposição de informações falsas e plágios acadêmicos, criando cenário caótico, assim, é necessário que se apresente e se discuta em processos de formação continuada a utilização dessa ferramenta, destacando suas contribuições e limitações, a fim de mitigar os efeitos negativos do uso inadequado da ferramenta em contextos pedagógicos. Esta pesquisa objetiva identificar o potencial do ChatGPT na formação continuada de professores de Matemática e Ciências da Natureza, e suas contribuições para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas. O processamento de linguagem artificial do ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, este modelo treinado é treinado com uma base de dados de textos da internet, gerando textos quase indistinguíveis e autônomos em diversas áreas do conhecimento. A formação continuada de professores é um processo de aperfeiçoamento/aprimoramento constante dos saberes pedagógicos à atividade profissional, desenvolvendo habilidades e competências após a formação inicial, assegurando uma educação de melhor qualidade. A metodologia eleita nesta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, sendo os procedimentos técnicos, estudo de caso. Assim, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre os conceitos, explorando as possibilidades de uso como ferramenta de aprendizagem. Os resultados sugerem, portanto, a capacidade do ChatGPT realizar tarefas como responder a perguntas, gerar materiais didáticos, nível adequado de tutoria virtual para alunos, no entanto, há desafios associados a plagiar documentos acadêmicos e contornar os detectores de plágio. Considerando o contexto brasileiro, são apontadas algumas possibilidades para a formação continuada dos professores de Matemática e Ciências, utilizando o ChatGPT a partir de uma vertente reflexiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID11696_TB2349_04102023222617.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIONOR SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "CLAUDIONOR" "autor_email" => "r7claudionor@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }