RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO VIGENTES EM AULAS DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99369 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6211 "inscrito_id" => 20560 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO VIGENTES EM AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da abordagem de diferentes metodologias, aliando teoria e prática, para a formação crítica dos estudantes de uma escola do agreste de Pernambuco de atuação do Programa Residência Pedagógica. A metodologia consistiu de observações na sala de aula em que foi considerado o envolvimento dos estudantes com a socialização dos conhecimentos pelo preceptor. Assim, visto a passividade, desânimos apresentados por grande parte da turma, foi adotado uma abordagem contextualizada do conteúdo Termoquímica envolvendo atividades investigativa aliada a experimentação, objetivando relacionar fenômenos químicos com aspectos ligados a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para, assim, proporcionar aos estudantes uma visão crítica de mundo a partir do conhecimento adquirido no ambiente escolar. Assim, observamos que ao propor uma interação aluno-aluno; aluno- professor via ações que considerem questões sociais, econômicas, tecnologia, meio ambiente entre outras pertinentes ao dia a dia da Sociedade, possibilita tanto amenizar a abstração dos conceitos de Química, como também instigar a aprendizagem dos estudantes. Esses dados mostram que a utilização de modelos mais atrativos de ensino pode engajar mais os estudantes, buscando alternativas inovadoras, como o modelo CTSA e a realização de experimentos para estimular o interesse dos estudantes pela Química. Por fim, podemos concluir que o estudo nos mostra que se faz necessário refletir sobre a formação docente para se pensar em práticas pedagógicas mais atrativas, buscando a participação dos estudantes para uma reflexão mais crítica sobre o assunto visto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20560_TB6211_10112023174603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYANNE SARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AYANNE" "autor_email" => "ayanne.sara@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99369 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6211 "inscrito_id" => 20560 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO VIGENTES EM AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da abordagem de diferentes metodologias, aliando teoria e prática, para a formação crítica dos estudantes de uma escola do agreste de Pernambuco de atuação do Programa Residência Pedagógica. A metodologia consistiu de observações na sala de aula em que foi considerado o envolvimento dos estudantes com a socialização dos conhecimentos pelo preceptor. Assim, visto a passividade, desânimos apresentados por grande parte da turma, foi adotado uma abordagem contextualizada do conteúdo Termoquímica envolvendo atividades investigativa aliada a experimentação, objetivando relacionar fenômenos químicos com aspectos ligados a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para, assim, proporcionar aos estudantes uma visão crítica de mundo a partir do conhecimento adquirido no ambiente escolar. Assim, observamos que ao propor uma interação aluno-aluno; aluno- professor via ações que considerem questões sociais, econômicas, tecnologia, meio ambiente entre outras pertinentes ao dia a dia da Sociedade, possibilita tanto amenizar a abstração dos conceitos de Química, como também instigar a aprendizagem dos estudantes. Esses dados mostram que a utilização de modelos mais atrativos de ensino pode engajar mais os estudantes, buscando alternativas inovadoras, como o modelo CTSA e a realização de experimentos para estimular o interesse dos estudantes pela Química. Por fim, podemos concluir que o estudo nos mostra que se faz necessário refletir sobre a formação docente para se pensar em práticas pedagógicas mais atrativas, buscando a participação dos estudantes para uma reflexão mais crítica sobre o assunto visto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20560_TB6211_10112023174603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYANNE SARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AYANNE" "autor_email" => "ayanne.sara@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }