RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS QUE O ENSINO DA ROBÓTICA CAUSA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99736 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6704 "inscrito_id" => 19486 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS QUE O ENSINO DA ROBÓTICA CAUSA NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "As transformações que ocorrem, periodicamente, na sociedade impactam diretamente a educação. Um exemplo disso, é a onda tecnológica com seus avanços ativos e constantes. Sendo necessário o desenvolvimento e a implementação de novas práticas educacionais para que haja um processo de aprendizagem condizente com a geração contemporânea. Esses são desafios que refletem diretamente na sala de aula e no dia a dia da escola. Ainda mais se pensarmos que existem realidades conflitantes, quando existem alunos, da mesma série de ensino, que acompanham o avanço tecnológico e tem um certo letramento digital, enquanto outros estão aquém dessa realidade. Para tanto, é preciso entender a escola como um espaço de transformação social de pessoas e de realidades. Nesse sentido, a robótica educacional tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para contribuir na construção de um conhecimento motivado e concreto. Pois, possibilita aos discentes a integração entre a teoria e a prática, sobretudo por integrar conhecimentos de matérias como ciências, matemática, lógica e interpretação textual. Nesse contexto, foi objetivo de estudo, neste trabalho, a análise dos impactos que o ensino da robótica pode causar no ensino fundamental. Para isso, foi realizado um relato de experiência, elaborado durante uma atividade de extensão, desenvolvida em uma escola do município de Itabaiana - PB, por alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial do IFPB, em parceria com a secretaria de educação do município. Além do relato subjetivo, buscou-se dados para avaliar qualitativamente os impactos trazidos pela robótica na sala de aula. Os resultados demonstram uma contribuição positiva, uma vez que permitiu aos discentes, do ensino fundamental, o conhecimento de novas áreas, aguçando a curiosidade para novos cursos na área tecnológica. Enquanto as discentes, autoras deste trabalho, tiveram novas experiências ao colocar em prática os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante o curso integrado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581896a18b97_19122023091538.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:15:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYRELLI NASCIMENTO GALDINO" "autor_nome_curto" => "MYRELLI" "autor_email" => "myrelli.galdino@academico" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99736 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6704 "inscrito_id" => 19486 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS QUE O ENSINO DA ROBÓTICA CAUSA NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "As transformações que ocorrem, periodicamente, na sociedade impactam diretamente a educação. Um exemplo disso, é a onda tecnológica com seus avanços ativos e constantes. Sendo necessário o desenvolvimento e a implementação de novas práticas educacionais para que haja um processo de aprendizagem condizente com a geração contemporânea. Esses são desafios que refletem diretamente na sala de aula e no dia a dia da escola. Ainda mais se pensarmos que existem realidades conflitantes, quando existem alunos, da mesma série de ensino, que acompanham o avanço tecnológico e tem um certo letramento digital, enquanto outros estão aquém dessa realidade. Para tanto, é preciso entender a escola como um espaço de transformação social de pessoas e de realidades. Nesse sentido, a robótica educacional tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para contribuir na construção de um conhecimento motivado e concreto. Pois, possibilita aos discentes a integração entre a teoria e a prática, sobretudo por integrar conhecimentos de matérias como ciências, matemática, lógica e interpretação textual. Nesse contexto, foi objetivo de estudo, neste trabalho, a análise dos impactos que o ensino da robótica pode causar no ensino fundamental. Para isso, foi realizado um relato de experiência, elaborado durante uma atividade de extensão, desenvolvida em uma escola do município de Itabaiana - PB, por alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial do IFPB, em parceria com a secretaria de educação do município. Além do relato subjetivo, buscou-se dados para avaliar qualitativamente os impactos trazidos pela robótica na sala de aula. Os resultados demonstram uma contribuição positiva, uma vez que permitiu aos discentes, do ensino fundamental, o conhecimento de novas áreas, aguçando a curiosidade para novos cursos na área tecnológica. Enquanto as discentes, autoras deste trabalho, tiveram novas experiências ao colocar em prática os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante o curso integrado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581896a18b97_19122023091538.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:15:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYRELLI NASCIMENTO GALDINO" "autor_nome_curto" => "MYRELLI" "autor_email" => "myrelli.galdino@academico" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }