DESAFIOS PSICOLÓGICOS NA ERA DIGITAL: CYBERBULLYING, AUTOIMAGEM E TRANSTORNOS ALIMENTARES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97998 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4458 "inscrito_id" => 12676 "titulo" => "DESAFIOS PSICOLÓGICOS NA ERA DIGITAL: CYBERBULLYING, AUTOIMAGEM E TRANSTORNOS ALIMENTARES" "resumo" => "A internet é amplamente integrada em nossas vidas e, apesar de oferecer vários benefícios, o uso excessivo e a exposição frequente a ela podem ter efeitos prejudiciais na saúde mental e física dos usuários. O presente trabalho, resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Parelhas, envolvendo as áreas de informática e filosofia, irá abordar alguns dos problemas relacionados ao uso da internet e mídias sociais, tais como: a ligação entre cyberbullying e a insatisfação com a autoimagem e o potencial fator de risco entre as redes sociais e os transtornos alimentares. A pesquisa objetiva contribuir com a caracterização e o combate a tais fatores, alertando sobre suas consequências e sintomas, e também promovendo ações que possam mitigá-los. A etapa da pesquisa referente às consequências do cyberbullying e aos sintomas dos transtornos alimentares foi desenvolvida por meio da revisão bibliográfica de obras como CyberBullying: um guia para pais e educadores, de Luís Fernandes, Sônia Seixas e Tito de Morais; Dominando Anorexia: experiências e desafios enfrentados por adolescentes e seus familiares, de autoria de Christine Halse, Anne Honey e Desiree Boughtwood; o artigo Transtornos Alimentares: uma revisão dos aspectos etiológicos e das principais complicações clínicas, de Cristiane Costa Carmo, Priscila Moreira de Lima Pereira, Ana Paula Carlos Cândido etc. O cyberbullying pode levar ao isolamento social, à baixa autoestima, insatisfação com o corpo e à ansiedade. E a exposição frequente a imagens corporais idealizadas nas mídias sociais pode influenciar a percepção do sujeito acerca do próprio corpo, ocasionando os transtornos alimentares. Não obstante, a internet e as mídias sociais podem contribuir com o enfrentamento desses problemas, propondo intervenções que visem melhorar a autoimagem e a autoestima das vítimas de cyberbullying e fornecendo informações acerca do tratamento e profissionais especializados em transtornos alimentares. Esses serão alguns dos fatores analisados neste trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12676_TB4458_17112023134935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINNE LAYANNE SANTOS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ALINNE" "autor_email" => "alinne.santos@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97998 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4458 "inscrito_id" => 12676 "titulo" => "DESAFIOS PSICOLÓGICOS NA ERA DIGITAL: CYBERBULLYING, AUTOIMAGEM E TRANSTORNOS ALIMENTARES" "resumo" => "A internet é amplamente integrada em nossas vidas e, apesar de oferecer vários benefícios, o uso excessivo e a exposição frequente a ela podem ter efeitos prejudiciais na saúde mental e física dos usuários. O presente trabalho, resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Parelhas, envolvendo as áreas de informática e filosofia, irá abordar alguns dos problemas relacionados ao uso da internet e mídias sociais, tais como: a ligação entre cyberbullying e a insatisfação com a autoimagem e o potencial fator de risco entre as redes sociais e os transtornos alimentares. A pesquisa objetiva contribuir com a caracterização e o combate a tais fatores, alertando sobre suas consequências e sintomas, e também promovendo ações que possam mitigá-los. A etapa da pesquisa referente às consequências do cyberbullying e aos sintomas dos transtornos alimentares foi desenvolvida por meio da revisão bibliográfica de obras como CyberBullying: um guia para pais e educadores, de Luís Fernandes, Sônia Seixas e Tito de Morais; Dominando Anorexia: experiências e desafios enfrentados por adolescentes e seus familiares, de autoria de Christine Halse, Anne Honey e Desiree Boughtwood; o artigo Transtornos Alimentares: uma revisão dos aspectos etiológicos e das principais complicações clínicas, de Cristiane Costa Carmo, Priscila Moreira de Lima Pereira, Ana Paula Carlos Cândido etc. O cyberbullying pode levar ao isolamento social, à baixa autoestima, insatisfação com o corpo e à ansiedade. E a exposição frequente a imagens corporais idealizadas nas mídias sociais pode influenciar a percepção do sujeito acerca do próprio corpo, ocasionando os transtornos alimentares. Não obstante, a internet e as mídias sociais podem contribuir com o enfrentamento desses problemas, propondo intervenções que visem melhorar a autoimagem e a autoestima das vítimas de cyberbullying e fornecendo informações acerca do tratamento e profissionais especializados em transtornos alimentares. Esses serão alguns dos fatores analisados neste trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12676_TB4458_17112023134935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINNE LAYANNE SANTOS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ALINNE" "autor_email" => "alinne.santos@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }