JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS FORMAS DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98120 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4606 "inscrito_id" => 18863 "titulo" => "JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS FORMAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar a temática o uso dos jogos de cartas no ensino de Geografia, considerando suas potencialidades enquanto ferramenta pedagógica e sua configuração na aprendizagem das temáticas geográficas. A construção de cartas pode se traduzir num importante recurso didático no ensino de Geografia, contendo técnicas de interpretação que permite aos alunos uma compreensão do espaço geográfico, seus conceitos básicos e as relações sócioespacial. Apresentaremos a partir de vivências no âmbito escolar pelos programas institucionais de que forma o uso dos jogos auxilia no ensino e aprendizagem dessa disciplina e como podemos avaliar os alunos mediante essa didática. Iremos partir de uma experiência de criação, desenvolvimento e, por fim, aplicação do jogo em sala de aula. O jogo torna-se uma ferramenta de aprendizagem significativa para o ensino dos alunos além de podermos utilizar esse recurso como ferramenta de avaliação. Para tanto, baseamo-nos na perspectiva da aprendizagem significativa, fundamentando teoricamente nossos estudos em MOREIRA (2010) e ANTONI e ZALLA (2013). Os resultados de tal didática propuseram caminhos para a utilização de novos recursos didático-metodológicos para a aprendizagem em sala de aula, partindo de um conhecimento por meio dos jogos de cartas, na tentativa de romper com os paradigmas de que o processo de ensino-aprendizagem da Geografia é monótono. Portanto, oferecendo aos docentes, um recurso didático eficaz para auxiliar na elaboração de estratégias pedagógicas capazes de despertar o interesse nos estudantes e fazer com que possamos avaliar nossos alunos através dos seus conhecimentos, participação, interação e troca de experiências, pois assim teremos um ensino perceptivo-crítico e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18863_TB4606_04102023151650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL KAREN DO NASCIMENTO DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "KAROL" "autor_email" => "kklucena02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98120 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4606 "inscrito_id" => 18863 "titulo" => "JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS FORMAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar a temática o uso dos jogos de cartas no ensino de Geografia, considerando suas potencialidades enquanto ferramenta pedagógica e sua configuração na aprendizagem das temáticas geográficas. A construção de cartas pode se traduzir num importante recurso didático no ensino de Geografia, contendo técnicas de interpretação que permite aos alunos uma compreensão do espaço geográfico, seus conceitos básicos e as relações sócioespacial. Apresentaremos a partir de vivências no âmbito escolar pelos programas institucionais de que forma o uso dos jogos auxilia no ensino e aprendizagem dessa disciplina e como podemos avaliar os alunos mediante essa didática. Iremos partir de uma experiência de criação, desenvolvimento e, por fim, aplicação do jogo em sala de aula. O jogo torna-se uma ferramenta de aprendizagem significativa para o ensino dos alunos além de podermos utilizar esse recurso como ferramenta de avaliação. Para tanto, baseamo-nos na perspectiva da aprendizagem significativa, fundamentando teoricamente nossos estudos em MOREIRA (2010) e ANTONI e ZALLA (2013). Os resultados de tal didática propuseram caminhos para a utilização de novos recursos didático-metodológicos para a aprendizagem em sala de aula, partindo de um conhecimento por meio dos jogos de cartas, na tentativa de romper com os paradigmas de que o processo de ensino-aprendizagem da Geografia é monótono. Portanto, oferecendo aos docentes, um recurso didático eficaz para auxiliar na elaboração de estratégias pedagógicas capazes de despertar o interesse nos estudantes e fazer com que possamos avaliar nossos alunos através dos seus conhecimentos, participação, interação e troca de experiências, pois assim teremos um ensino perceptivo-crítico e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18863_TB4606_04102023151650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL KAREN DO NASCIMENTO DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "KAROL" "autor_email" => "kklucena02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }