A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O SERVIÇO DE AEE REALIZADO NUMA INSTITUIÇÃO EXTERNA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101183 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8895 "inscrito_id" => 25667 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O SERVIÇO DE AEE REALIZADO NUMA INSTITUIÇÃO EXTERNA" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que visa dar apoio e complementar o processo de inclusão das crianças/estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados na rede regular de ensino. Cabe ao professor de AEE, o espaço de interlocução entre todos os setores da escola a fim de elaborar e possibilitar estratégias que contribuam para o processo de escolarização destas crianças/estudantes. Embora tenhamos avanços em relação às políticas públicas para o campo da Educação Especial, dentro das escolas, a prática da inclusão tem sido um campo de lutas e de resistência para que as crianças/estudantes PAEE tenham seus direitos assegurados, principalmente, no que diz respeito ao seu desenvolvimento pleno e aprendizagem. Atualmente, há um crescente movimento em prol de um trabalho articulado entre o professor do AEE e o professor de sala regular, em benefício dos sujeitos PAEE. Este trabalho objetiva, através de um relato de experiência, demonstrar a importância da relação entre a escola e o AEE. A experiência aqui relatada, tem como diferencial o fato do AEE ser realizado numa instituição externa à escola. O desafio desta prática é realizar uma aproximação com as escolas, estabelecendo vínculos e fortalecendo a comunicação, para que a distância seja apenas no âmbito físico. Desse modo, uma das ações é articular as práticas pedagógicas entre os professores do AEE e os professores de sala regular, pensando em um trabalho colaborativo como um processo de inclusão no qual a aprendizagem é construída por todos da classe. Os resultados indicam que o ensino colaborativo, além de ser uma prática inclusiva, contribui para a aproximação dos professores da sala de aula e os do AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25667_TB8895_19112023215621.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PINTO DA ROSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.rosa@prof.santamaria." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101183 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8895 "inscrito_id" => 25667 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O SERVIÇO DE AEE REALIZADO NUMA INSTITUIÇÃO EXTERNA" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que visa dar apoio e complementar o processo de inclusão das crianças/estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados na rede regular de ensino. Cabe ao professor de AEE, o espaço de interlocução entre todos os setores da escola a fim de elaborar e possibilitar estratégias que contribuam para o processo de escolarização destas crianças/estudantes. Embora tenhamos avanços em relação às políticas públicas para o campo da Educação Especial, dentro das escolas, a prática da inclusão tem sido um campo de lutas e de resistência para que as crianças/estudantes PAEE tenham seus direitos assegurados, principalmente, no que diz respeito ao seu desenvolvimento pleno e aprendizagem. Atualmente, há um crescente movimento em prol de um trabalho articulado entre o professor do AEE e o professor de sala regular, em benefício dos sujeitos PAEE. Este trabalho objetiva, através de um relato de experiência, demonstrar a importância da relação entre a escola e o AEE. A experiência aqui relatada, tem como diferencial o fato do AEE ser realizado numa instituição externa à escola. O desafio desta prática é realizar uma aproximação com as escolas, estabelecendo vínculos e fortalecendo a comunicação, para que a distância seja apenas no âmbito físico. Desse modo, uma das ações é articular as práticas pedagógicas entre os professores do AEE e os professores de sala regular, pensando em um trabalho colaborativo como um processo de inclusão no qual a aprendizagem é construída por todos da classe. Os resultados indicam que o ensino colaborativo, além de ser uma prática inclusiva, contribui para a aproximação dos professores da sala de aula e os do AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25667_TB8895_19112023215621.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PINTO DA ROSA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.rosa@prof.santamaria." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }