ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO USO DAS TECNOLOGIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98690 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5334 "inscrito_id" => 20448 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO USO DAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O referido trabalho tem o objetivo de compreender e utilizar nos planejamentos das aulas o uso do tema design instrucional e as tecnologias da educação, buscando implicações pedagógicas importantes para o ensino e aprendizagem relacionadas a alfabetização e letramento no âmbito do ensino fundamental I. Considerando o objetivo geral que interliga ao processo de compreensão das crianças: Ensinar o educando a ler e escrever, adquirindo habilidades no campo da leitura e escrita por meio do uso das tecnologias, com promoção ao desenvolvimento da imaginação e ao prazer na leitura e tudo que a abrange. Na elaboração de atividades sobre o plano de aula e o uso das ferramentas tecnológicas, observamos que a sua aplicação possibilita o ensino interativo, raciocínio lógico, a criatividade, autonomia, rompendo com o aprendizado tradicional, trazendo praticidade e experiências consideráveis acerca da temática, e de grande utilidade na contemporaneidade. Em termos de aprendizados no uso da tecnologia, podemos destacar a gamificação onde as crianças adquirem diversidades de saberes e são constantemente impulsionados ao aprendizado lúdico, divertido e gamificado, mas com intencionalidade no processo de alfabetização e colaboração em sala de aula e também em casa com a família. Partindo desse pressuposto em trabalhar a memória, o foco e a motivação, o presente planejamento além de gamificação, o uso dos slides e vídeos na plataforma do Youtube, colaboram para um aprendizado engajado nas experiências alfabetizadoras. Dessa forma, após o uso e apresentação de algumas tecnologias e o acesso ao design instrucional, evidenciaram-se amplos significados relativos à alfabetização, a aquisição de conceitos no letramento e a consciência concernente às tecnologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20448_TB5334_16112023133559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DE NAZARÉ LOPES CUNHA" "autor_nome_curto" => "Danielle Lopes" "autor_email" => "danielle.lopes@iced.ufpa." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98690 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5334 "inscrito_id" => 20448 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO USO DAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O referido trabalho tem o objetivo de compreender e utilizar nos planejamentos das aulas o uso do tema design instrucional e as tecnologias da educação, buscando implicações pedagógicas importantes para o ensino e aprendizagem relacionadas a alfabetização e letramento no âmbito do ensino fundamental I. Considerando o objetivo geral que interliga ao processo de compreensão das crianças: Ensinar o educando a ler e escrever, adquirindo habilidades no campo da leitura e escrita por meio do uso das tecnologias, com promoção ao desenvolvimento da imaginação e ao prazer na leitura e tudo que a abrange. Na elaboração de atividades sobre o plano de aula e o uso das ferramentas tecnológicas, observamos que a sua aplicação possibilita o ensino interativo, raciocínio lógico, a criatividade, autonomia, rompendo com o aprendizado tradicional, trazendo praticidade e experiências consideráveis acerca da temática, e de grande utilidade na contemporaneidade. Em termos de aprendizados no uso da tecnologia, podemos destacar a gamificação onde as crianças adquirem diversidades de saberes e são constantemente impulsionados ao aprendizado lúdico, divertido e gamificado, mas com intencionalidade no processo de alfabetização e colaboração em sala de aula e também em casa com a família. Partindo desse pressuposto em trabalhar a memória, o foco e a motivação, o presente planejamento além de gamificação, o uso dos slides e vídeos na plataforma do Youtube, colaboram para um aprendizado engajado nas experiências alfabetizadoras. Dessa forma, após o uso e apresentação de algumas tecnologias e o acesso ao design instrucional, evidenciaram-se amplos significados relativos à alfabetização, a aquisição de conceitos no letramento e a consciência concernente às tecnologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20448_TB5334_16112023133559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DE NAZARÉ LOPES CUNHA" "autor_nome_curto" => "Danielle Lopes" "autor_email" => "danielle.lopes@iced.ufpa." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }