A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98358 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4914 "inscrito_id" => 2329 "titulo" => "A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO." "resumo" => "É evidente que o ensino de forma lúdica proporciona uma metodologia de forma criativa e inovadora, oportunizando aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo proposto. A falta de motivação por parte dos discentes, muitas vezes se dá pelo fato da atuação docente estar associada a uma linha de ensino tradicional no ambiente escolar, fazendo com que a aula se torne cansativa e haja o desinteresse dos educandos, dificultando a formação dos saberes e desenvolvimento do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa teve por intuito desenvolver um jogo de tabuleiro, na forma de um quiz, desenvolvido por licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplicando-se a ferramenta em uma turma de primeiro ano de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Cubati-PB. O jogo foi elaborado como uma forma de revisar os conteúdos: As propriedades da matéria e os modelos atômicos. Os jogos no ensino de química são ferramentas que atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento de forma significativa, gerando-se uma interação entre aluno/aluno e aluno/professor, e através disso é possível identificar o desenvolvimento, mas também as dificuldades dos alunos referente a compreensão das temáticas que foram abordadas. Neste âmbito, foi realizada a aplicação de um questionário pós, que teve por intuito avaliar a metodologia aplicada, e a partir das respostas dos alunos, pode-se inferir que houve um grau de satisfação em relação a proposta didática desenvolvida com os mesmos, sendo assim, considera-se que a inserção de jogos no ensino de química contribui para uma melhoria do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2329_TB4914_02122023132414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON SALES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersonsalesn05@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98358 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4914 "inscrito_id" => 2329 "titulo" => "A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO." "resumo" => "É evidente que o ensino de forma lúdica proporciona uma metodologia de forma criativa e inovadora, oportunizando aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo proposto. A falta de motivação por parte dos discentes, muitas vezes se dá pelo fato da atuação docente estar associada a uma linha de ensino tradicional no ambiente escolar, fazendo com que a aula se torne cansativa e haja o desinteresse dos educandos, dificultando a formação dos saberes e desenvolvimento do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa teve por intuito desenvolver um jogo de tabuleiro, na forma de um quiz, desenvolvido por licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplicando-se a ferramenta em uma turma de primeiro ano de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Cubati-PB. O jogo foi elaborado como uma forma de revisar os conteúdos: As propriedades da matéria e os modelos atômicos. Os jogos no ensino de química são ferramentas que atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento de forma significativa, gerando-se uma interação entre aluno/aluno e aluno/professor, e através disso é possível identificar o desenvolvimento, mas também as dificuldades dos alunos referente a compreensão das temáticas que foram abordadas. Neste âmbito, foi realizada a aplicação de um questionário pós, que teve por intuito avaliar a metodologia aplicada, e a partir das respostas dos alunos, pode-se inferir que houve um grau de satisfação em relação a proposta didática desenvolvida com os mesmos, sendo assim, considera-se que a inserção de jogos no ensino de química contribui para uma melhoria do ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2329_TB4914_02122023132414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON SALES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersonsalesn05@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }