A utilização de recursos pedagógicos inovadores tem despertado interesse no campo da educação. Nesse sentido, o jogo de xadrez tem se mostrado uma ferramenta eficaz para auxiliar os alunos a superar dificuldades escolares. Do mesmo modo, uns dos maiores impasses encontrados entre os educadores é a discrepância de foco no conteúdo abordado e a distração dos alunos, onde em certos aspectos, conforme os crescentes avanços tecnológicos acabam desestimulando o raciocínio e a sua concentração. Esse estudo tem por objetivo destacar a importância do xadrez como uma estratégia pedagógica eficiente, visando desenvolver habilidades cognitivas dos estudantes. Buscamos demonstrar o valor do xadrez como uma metodologia lúdica capaz de aprimorar habilidades cognitivas dos alunos e auxiliá-los a superar obstáculos dentro de sala de aula. Realizamos esta pesquisa, de caráter exploratório com abordagem qualitativa, ampliando o conhecimento sobre os benefícios da inclusão do xadrez nas escolas. Dessa forma, os alunos que teoricamente poderiam participar das aulas de xadrez seriam capazes de demonstrar aumento significativo na atenção, concentração, raciocínio lógico e memória, habilidades fundamentais para o processo de aprendizagem. Com base em nossa análise das leituras, acreditamos que a inclusão do jogo de xadrez nas escolas pode trazer uma série de benefícios para os alunos, desenvolvendo competências valiosas que podem ser aplicadas dentro do ambiente escolar como também fora dele. Assim, ao investir no ensino do xadrez, estaremos capacitando os alunos para uma vida de sucesso e contribuindo para a sociedade como um todo. O uso do jogo de xadrez como recurso pedagógico é uma estratégia promissora para auxiliar os alunos a superar dificuldades acadêmicas. Além de desenvolver habilidades cognitivas, o xadrez promove uma abordagem lúdica e envolvente no âmbito escolar. Portanto, é fundamental investir na inclusão do xadrez nas escolas, preparando os alunos para um futuro próspero.