INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE ANSEIOS E DEMANDAS DOS PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98641 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5263 "inscrito_id" => 20622 "titulo" => "INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE ANSEIOS E DEMANDAS DOS PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho relaciona-se à temática da formação docente, sobretudo, no contexto de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Tem como objetivo compreender os anseios e expectativas que os professores manifestam quando vivenciam situações que demandam conhecimentos sobre a diversidade presente nos espaços do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Fundamentos o estudo em teóricos que discutem sobre processos de ensino e aprendizagem, sobre a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural e o ensino colaborativo como estratégia, de formação continuada em serviço. O aporte metodológico foi organizado com base na pesquisa bibliográfica e de campo, participaram da pesquisa um grupo de onze (11) professores/educadores infantis de CMEI do Município de Pontal do Paraná que estão atuando ou já atuaram com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados indicam que a inclusão implica à formação docente e revelou o anseio, dos participantes, em aprender e para não terem que repassar a criança a outros profissionais. Sinalizam a ausência de políticas de formação continuada na Educação Infantil com foco na inclusão, e a urgência em se estabelecer processos de formação continuada em serviço com fundamento no ensino colaborativo por consideraram as contribuições de todos que atuam ou interagem com a criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20622_TB5263_01102023233042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO" "autor_nome_curto" => "ROSENEIDE" "autor_email" => "roseneide.cirino@unespar." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98641 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5263 "inscrito_id" => 20622 "titulo" => "INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE ANSEIOS E DEMANDAS DOS PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho relaciona-se à temática da formação docente, sobretudo, no contexto de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Tem como objetivo compreender os anseios e expectativas que os professores manifestam quando vivenciam situações que demandam conhecimentos sobre a diversidade presente nos espaços do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Fundamentos o estudo em teóricos que discutem sobre processos de ensino e aprendizagem, sobre a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural e o ensino colaborativo como estratégia, de formação continuada em serviço. O aporte metodológico foi organizado com base na pesquisa bibliográfica e de campo, participaram da pesquisa um grupo de onze (11) professores/educadores infantis de CMEI do Município de Pontal do Paraná que estão atuando ou já atuaram com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados indicam que a inclusão implica à formação docente e revelou o anseio, dos participantes, em aprender e para não terem que repassar a criança a outros profissionais. Sinalizam a ausência de políticas de formação continuada na Educação Infantil com foco na inclusão, e a urgência em se estabelecer processos de formação continuada em serviço com fundamento no ensino colaborativo por consideraram as contribuições de todos que atuam ou interagem com a criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20622_TB5263_01102023233042.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO" "autor_nome_curto" => "ROSENEIDE" "autor_email" => "roseneide.cirino@unespar." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }