ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM NA UNILA: A CRIAÇÃO DO RADA E DA APU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6197 "inscrito_id" => 21550 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM NA UNILA: A CRIAÇÃO DO RADA E DA APU" "resumo" => "Este trabalho apresenta a sistematização do projeto piloto de implementação do programa Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e a consequente formação da equipe de Assessoria Pedagógica Universitária (APU), responsável por este programa. O RADA foi criado com o objetivo de consolidar ações para amenizar os riscos de evasão e retenção nos cursos de graduação da UNILA, por meio do acompanhamento de estudantes com dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e problemas no desempenho acadêmico. O programa é constituído principalmente por ações de inclusão e integração dos estudantes ao ensino superior, salientando a necessidade de ir além da garantia de acesso, e trabalhar em ações para consolidar a permanência e a qualidade do desempenho acadêmico dos estudantes na universidade. A equipe formada por pedagogos e técnico em assuntos educacionais vem trabalhando com metodologias que prezam pelo acolhimento, escuta e orientações, consolidando ações de apoio pedagógico aos estudantes de graduação de modo a constituir uma nova estrutura – a APU – e estabelecer o atendimento de demandas até então reprimidas no meio acadêmico da UNILA. São ações que visam a melhoria nos aspectos de organização do processo de ensino e aprendizagem por meio de estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes. O assessoramento pedagógico universitário prevê um espaço propício ao atendimento das demandas dos sujeitos do universo acadêmico e dos processos acomodados pela dimensão pedagógica. Isso impacta diretamente na eficiência institucional, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21550_TB6197_20062023183200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILY CHARÃO VARGAS" "autor_nome_curto" => "JAMILY" "autor_email" => "jamily.vargas@unila.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6197 "inscrito_id" => 21550 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM NA UNILA: A CRIAÇÃO DO RADA E DA APU" "resumo" => "Este trabalho apresenta a sistematização do projeto piloto de implementação do programa Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e a consequente formação da equipe de Assessoria Pedagógica Universitária (APU), responsável por este programa. O RADA foi criado com o objetivo de consolidar ações para amenizar os riscos de evasão e retenção nos cursos de graduação da UNILA, por meio do acompanhamento de estudantes com dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e problemas no desempenho acadêmico. O programa é constituído principalmente por ações de inclusão e integração dos estudantes ao ensino superior, salientando a necessidade de ir além da garantia de acesso, e trabalhar em ações para consolidar a permanência e a qualidade do desempenho acadêmico dos estudantes na universidade. A equipe formada por pedagogos e técnico em assuntos educacionais vem trabalhando com metodologias que prezam pelo acolhimento, escuta e orientações, consolidando ações de apoio pedagógico aos estudantes de graduação de modo a constituir uma nova estrutura – a APU – e estabelecer o atendimento de demandas até então reprimidas no meio acadêmico da UNILA. São ações que visam a melhoria nos aspectos de organização do processo de ensino e aprendizagem por meio de estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes. O assessoramento pedagógico universitário prevê um espaço propício ao atendimento das demandas dos sujeitos do universo acadêmico e dos processos acomodados pela dimensão pedagógica. Isso impacta diretamente na eficiência institucional, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21550_TB6197_20062023183200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILY CHARÃO VARGAS" "autor_nome_curto" => "JAMILY" "autor_email" => "jamily.vargas@unila.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }