ENSINO DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLA ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOAMBIENTAIS E PROMOVE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100314 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7487 "inscrito_id" => 4312 "titulo" => "ENSINO DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLA ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOAMBIENTAIS E PROMOVE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O ensino de Física pode ser dificultado pela distância entre temas abordados com o cotidiano dos estudantes, consequentemente, o desinteresse e a falta de engajamento dos estudantes com a ciência. Atividades experimentais tem se mostrado ferramentas eficazes para o engajamento e interesse das turmas durante as aulas, principalmente quando se apresentam de maneira contextualizada e apontam para a resposta a uma pergunta de investigação. Além disso, a contextualização local, histórica, social e ambiental também pode promover discussões importantes a serem utilizadas para o planejamento e execução das aulas. Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre uma sequência didática utilizada para o ensino de Termodinâmica em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual em Petrópolis, RJ. A sequência foi iniciada apresentando uma reportagem sobre a possibilidade de retorno de uma linha férrea na cidade, o que nos permitiu associar uma questão que é, ao mesmo tempo, histórica, social e econômica, que afeta o cotidiano dos estudantes com o fato do trem representar uma máquina a vapor, importante componente tecnológico no desenvolvimento da Termodinâmica. Para que pudéssemos problematizar a questão do trem como máquina térmica, investigamos através de um questionário, a concepção dos estudantes acerca dos impactos ambientais, e socioeconômicos da retomada do trem como meio de transporte na cidade. A sequência de aulas seguiu abordando temas referentes à Termodinâmica, sempre relacionando com as questões iniciais. Por fim, os alunos foram incentivados a construir suas próprias máquinas térmicas utilizando materiais simples, buscando resolver o problema da transformação de calor em movimento. A escolha da introdução da atividade experimental nesta sequência é baseada na abordagem de ensino por investigação que visa estimular que os estudantes sejam capazes de se aproximar da ciência, levantar hipóteses, resolver possíveis problemas experimentais e explicar determinados fenômenos de maneira crítica e autônoma" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4312_TB7487_10122023212524.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MESQUITA DE MEDEIROS DIAS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "j.medeiros1@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100314 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7487 "inscrito_id" => 4312 "titulo" => "ENSINO DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLA ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOAMBIENTAIS E PROMOVE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O ensino de Física pode ser dificultado pela distância entre temas abordados com o cotidiano dos estudantes, consequentemente, o desinteresse e a falta de engajamento dos estudantes com a ciência. Atividades experimentais tem se mostrado ferramentas eficazes para o engajamento e interesse das turmas durante as aulas, principalmente quando se apresentam de maneira contextualizada e apontam para a resposta a uma pergunta de investigação. Além disso, a contextualização local, histórica, social e ambiental também pode promover discussões importantes a serem utilizadas para o planejamento e execução das aulas. Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre uma sequência didática utilizada para o ensino de Termodinâmica em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual em Petrópolis, RJ. A sequência foi iniciada apresentando uma reportagem sobre a possibilidade de retorno de uma linha férrea na cidade, o que nos permitiu associar uma questão que é, ao mesmo tempo, histórica, social e econômica, que afeta o cotidiano dos estudantes com o fato do trem representar uma máquina a vapor, importante componente tecnológico no desenvolvimento da Termodinâmica. Para que pudéssemos problematizar a questão do trem como máquina térmica, investigamos através de um questionário, a concepção dos estudantes acerca dos impactos ambientais, e socioeconômicos da retomada do trem como meio de transporte na cidade. A sequência de aulas seguiu abordando temas referentes à Termodinâmica, sempre relacionando com as questões iniciais. Por fim, os alunos foram incentivados a construir suas próprias máquinas térmicas utilizando materiais simples, buscando resolver o problema da transformação de calor em movimento. A escolha da introdução da atividade experimental nesta sequência é baseada na abordagem de ensino por investigação que visa estimular que os estudantes sejam capazes de se aproximar da ciência, levantar hipóteses, resolver possíveis problemas experimentais e explicar determinados fenômenos de maneira crítica e autônoma" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4312_TB7487_10122023212524.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MESQUITA DE MEDEIROS DIAS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "j.medeiros1@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }