CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DE POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS EM COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98176 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4676 "inscrito_id" => 6562 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DE POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS EM COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "Os povos africanos e indígenas apresentam histórias e culturas milenares e diversas, com produções científicas e tradicionais, as quais são importantes para o ensino, pois refletem práticas, invenções e descobertas utilizadas na atualidade. Apesar da criação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, essas comunidades sofrem inúmeros apagamentos resultantes de processos de hierarquização e inferiorização dos seus povos e saberes. Desse modo, objetivou-se com o trabalho analisar a presença de temáticas relacionadas à produção científica/tecnológica e contribuição de cientistas africanos, afrodescendentes e indígenas, bem como os conhecimentos tradicionais desses povos em livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio. O estudo apresentou como corpo de análise 3 coleções de Ciências da Natureza aprovadas no PNLD de 2021, sorteadas aleatoriamente: Ser Protagonista, Moderna Plus e Multiverso. Para a coleta e tratamento de dados nas coleções selecionadas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). As análises indicaram que a coleção Ser Protagonista apresentou um maior quantitativo de abordagens acerca de povos e comunidades tradicionais, com destaque para os capítulos relacionados a origem do universo, astronomia/cosmologia, ecossistemas brasileiro e conservação ambiental, abordando aspectos relacionados a cultura do plantio/colheita, pesca, caça e o entendimento sobre astronomia resultantes da observação do céu. As coleções Moderna Plus e Multiverso, apresentaram resultados semelhantes, com abordagens em capítulos sobre a origem da vida na terra e formação do universo, sobre como os povos indígenas e africanos são centenários e apresentam conhecimentos sobre os astros e estavam presentes nas primeiras civilizações. Logo, ao levar em consideração o tamanho das coleções é possível observar um silenciamento de temáticas relacionadas a povos indígenas, africanos e afrodescendentes, principalmente sobre o conhecimento científico produzido por tais grupos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6562_TB4676_18062023202450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YNGRID DE JESUS ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "YNGRID SANTOS" "autor_email" => "santosyngrid15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98176 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4676 "inscrito_id" => 6562 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DE POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS EM COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "Os povos africanos e indígenas apresentam histórias e culturas milenares e diversas, com produções científicas e tradicionais, as quais são importantes para o ensino, pois refletem práticas, invenções e descobertas utilizadas na atualidade. Apesar da criação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, essas comunidades sofrem inúmeros apagamentos resultantes de processos de hierarquização e inferiorização dos seus povos e saberes. Desse modo, objetivou-se com o trabalho analisar a presença de temáticas relacionadas à produção científica/tecnológica e contribuição de cientistas africanos, afrodescendentes e indígenas, bem como os conhecimentos tradicionais desses povos em livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio. O estudo apresentou como corpo de análise 3 coleções de Ciências da Natureza aprovadas no PNLD de 2021, sorteadas aleatoriamente: Ser Protagonista, Moderna Plus e Multiverso. Para a coleta e tratamento de dados nas coleções selecionadas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). As análises indicaram que a coleção Ser Protagonista apresentou um maior quantitativo de abordagens acerca de povos e comunidades tradicionais, com destaque para os capítulos relacionados a origem do universo, astronomia/cosmologia, ecossistemas brasileiro e conservação ambiental, abordando aspectos relacionados a cultura do plantio/colheita, pesca, caça e o entendimento sobre astronomia resultantes da observação do céu. As coleções Moderna Plus e Multiverso, apresentaram resultados semelhantes, com abordagens em capítulos sobre a origem da vida na terra e formação do universo, sobre como os povos indígenas e africanos são centenários e apresentam conhecimentos sobre os astros e estavam presentes nas primeiras civilizações. Logo, ao levar em consideração o tamanho das coleções é possível observar um silenciamento de temáticas relacionadas a povos indígenas, africanos e afrodescendentes, principalmente sobre o conhecimento científico produzido por tais grupos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6562_TB4676_18062023202450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YNGRID DE JESUS ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "YNGRID SANTOS" "autor_email" => "santosyngrid15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }