STORYTELLING APLICADA AO ENSINO DE INFORMÁTICA: UMA PRÁTICA NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96101 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1904 "inscrito_id" => 13512 "titulo" => "STORYTELLING APLICADA AO ENSINO DE INFORMÁTICA: UMA PRÁTICA NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "A disciplina de Informática Básica consta em diversos Projetos Pedagógicos do Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo ofertada no início da trajetória acadêmica do discente e desenvolvida com aulas expositivas e teóricas, mas isso pode se tornar pouco atrativo aos alunos. Uma alternativa aos docentes para engajar e motivar os discentes são as Metodologias Ativas. Este estudo analisa o uso da metodologia ativa Storytelling no desenvolvimento do tema “Evolução dos Computadores” na disciplina de Informática Básica, no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do IFRN-Campus Ipanguaçu. Inicialmente, realizou-se um planejamento das ações a serem desenvolvidas, para organizar uma oficina e elaborar o questionário de avaliação. Em seguida, foi executada a oficina para apresentar a ferramenta Animaker e propor a construção do recurso didático utilizando esta tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Durante esta fase, foram realizados encontros para acompanhamento junto ao discente no desenvolvimento desta atividade. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os discentes e análise das respostas para avaliar a prática. Como resultados, os alunos participantes da pesquisa avaliaram a prática de forma positiva, pois a maioria deles compreendeu o tema trabalhado e houve pouca dificuldade na manipulação da ferramenta, inclusive eles afirmaram que a utilizariam em outros momentos de estudo. Em relação à oficina, os participantes informaram que o momento de exposição do Animaker contribuiu para a construção de seus projetos, os quais foram socializados ao final da prática. A pesquisa possibilita a utilização de uma ferramenta didático-pedagógica pelos docentes como uma alternativa de ser trabalhar outros temas em diferentes disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13512_TB1904_02102023093545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VICTOR DE SOUZA BATISTA" "autor_nome_curto" => "PAULO VICTOR" "autor_email" => "batista.paulo@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96101 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1904 "inscrito_id" => 13512 "titulo" => "STORYTELLING APLICADA AO ENSINO DE INFORMÁTICA: UMA PRÁTICA NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NO IFRN CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "A disciplina de Informática Básica consta em diversos Projetos Pedagógicos do Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo ofertada no início da trajetória acadêmica do discente e desenvolvida com aulas expositivas e teóricas, mas isso pode se tornar pouco atrativo aos alunos. Uma alternativa aos docentes para engajar e motivar os discentes são as Metodologias Ativas. Este estudo analisa o uso da metodologia ativa Storytelling no desenvolvimento do tema “Evolução dos Computadores” na disciplina de Informática Básica, no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do IFRN-Campus Ipanguaçu. Inicialmente, realizou-se um planejamento das ações a serem desenvolvidas, para organizar uma oficina e elaborar o questionário de avaliação. Em seguida, foi executada a oficina para apresentar a ferramenta Animaker e propor a construção do recurso didático utilizando esta tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Durante esta fase, foram realizados encontros para acompanhamento junto ao discente no desenvolvimento desta atividade. Posteriormente, foi aplicado um questionário com os discentes e análise das respostas para avaliar a prática. Como resultados, os alunos participantes da pesquisa avaliaram a prática de forma positiva, pois a maioria deles compreendeu o tema trabalhado e houve pouca dificuldade na manipulação da ferramenta, inclusive eles afirmaram que a utilizariam em outros momentos de estudo. Em relação à oficina, os participantes informaram que o momento de exposição do Animaker contribuiu para a construção de seus projetos, os quais foram socializados ao final da prática. A pesquisa possibilita a utilização de uma ferramenta didático-pedagógica pelos docentes como uma alternativa de ser trabalhar outros temas em diferentes disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13512_TB1904_02102023093545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VICTOR DE SOUZA BATISTA" "autor_nome_curto" => "PAULO VICTOR" "autor_email" => "batista.paulo@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }