FÓRUM DE PEDAGOGIA NO IFPE: OLHARES REFLEXIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS(AS) E GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96265 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2119 "inscrito_id" => 13383 "titulo" => "FÓRUM DE PEDAGOGIA NO IFPE: OLHARES REFLEXIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS(AS) E GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo busca discutir a atuação dos pedagogos (as) no Fórum Permanente de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, com ênfase no processo formativo e reflexivo desses profissionais, considerando a ressignificação da Educação Profissional com o advento da Lei 11.892/2008 e a criação de Fóruns no IFPE, enquanto espaços promotores da gestão democrática. Para fundamentar as nossas discussões em torno das categorias teóricas “identidade e formação dos pedagogos(as)” nos conectamos ao discurso/concepção de Pedagogia enquanto Ciência da Educação, em consonância com os autores e estudos clássicos do âmbito educacional (LIBÂNEO, 2013; FRANCO, 2015; PIMENTA, 2020). De natureza qualitativa (MINAYO, 2014), os dados da pesquisa foram gerados no processo de implementação do Plano de Ação e do Ciclo de Debates mediados pela diretoria do fórum no período de 2022-2023. Os dados produzidos reiteram a relevância do papel da(o) profissional de Pedagogia nos IF’s para pensar e repensar políticas públicas que materializam uma pedagogia contra-hegemônica, numa prática profissional imbuída de consciência política e necessidade de cultivar um olhar reflexivo/indissociável sobre a teoria e prática. Afinal, os espaços coletivos de reflexão e discussão além de fortalecer a identidade e atuação dos(as) pedagogos (as), representam a vitalidade de uma gestão democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13383_TB2119_09122023171646.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BÁRBHARA" "autor_email" => "barbhara.nascimento@outlo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96265 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2119 "inscrito_id" => 13383 "titulo" => "FÓRUM DE PEDAGOGIA NO IFPE: OLHARES REFLEXIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS(AS) E GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo busca discutir a atuação dos pedagogos (as) no Fórum Permanente de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, com ênfase no processo formativo e reflexivo desses profissionais, considerando a ressignificação da Educação Profissional com o advento da Lei 11.892/2008 e a criação de Fóruns no IFPE, enquanto espaços promotores da gestão democrática. Para fundamentar as nossas discussões em torno das categorias teóricas “identidade e formação dos pedagogos(as)” nos conectamos ao discurso/concepção de Pedagogia enquanto Ciência da Educação, em consonância com os autores e estudos clássicos do âmbito educacional (LIBÂNEO, 2013; FRANCO, 2015; PIMENTA, 2020). De natureza qualitativa (MINAYO, 2014), os dados da pesquisa foram gerados no processo de implementação do Plano de Ação e do Ciclo de Debates mediados pela diretoria do fórum no período de 2022-2023. Os dados produzidos reiteram a relevância do papel da(o) profissional de Pedagogia nos IF’s para pensar e repensar políticas públicas que materializam uma pedagogia contra-hegemônica, numa prática profissional imbuída de consciência política e necessidade de cultivar um olhar reflexivo/indissociável sobre a teoria e prática. Afinal, os espaços coletivos de reflexão e discussão além de fortalecer a identidade e atuação dos(as) pedagogos (as), representam a vitalidade de uma gestão democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13383_TB2119_09122023171646.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBHARA ELYZABETH SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BÁRBHARA" "autor_email" => "barbhara.nascimento@outlo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }