“O MENINO DO OBOÉ”: LETRAMENTO LITERÁRIO COM FOCO ÉTNICO-RACIAL EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95794 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1511 "inscrito_id" => 11979 "titulo" => "“O MENINO DO OBOÉ”: LETRAMENTO LITERÁRIO COM FOCO ÉTNICO-RACIAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre a leitura do texto literário na sala de aula. Por meio da pesquisa-ação, objetiva-se verificar como se dá a recepção do conto “O Menino do Oboé” de Oswaldo de Camargo pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Campina Grande-PB. A metodologia de natureza qualitativa, com vista a coleta de dados, tem por base a proposta da sequência expandida de Cosson (2018), associada ao método recepcional de Jauss (1979), com foco para o letramento literário e étnico-racial. Para tanto, o gênero conto da literatura afro-brasileira, além de inscrever o estudo na perspectiva da Lei 10.639/03, possibilitará uma leitura centrada em questões étnico-raciais. Utilizamos como referencial teórico os estudos de Munanga (2005 e 2010), Cuti (2010), Gomes (2003 e 2017), Candido (2011), Cosson (2018), Jauss (1979), Zilberman (1986, 1989 e 2012) Soares (2014) e Colomer (2007). Entendemos que, além de proporcionar o prazer estético pelo envolvimento com a narrativa literária, o conto “O Menino do Oboé” tende a possibilitar uma ampliação aos horizontes de expectativas dos alunos quanto às discussões sobre a identidade e a cultura negra neste representadas. Palavras-chave: Literatura Afro-brasileira. Formação do Leitor. Letramento étnico-racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11979_TB1511_18102023215827.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CRISTINA TRAJANO MARINHO" "autor_nome_curto" => "Adriana Cristin" "autor_email" => "adrianacristinatrajanomar" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95794 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1511 "inscrito_id" => 11979 "titulo" => "“O MENINO DO OBOÉ”: LETRAMENTO LITERÁRIO COM FOCO ÉTNICO-RACIAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre a leitura do texto literário na sala de aula. Por meio da pesquisa-ação, objetiva-se verificar como se dá a recepção do conto “O Menino do Oboé” de Oswaldo de Camargo pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Campina Grande-PB. A metodologia de natureza qualitativa, com vista a coleta de dados, tem por base a proposta da sequência expandida de Cosson (2018), associada ao método recepcional de Jauss (1979), com foco para o letramento literário e étnico-racial. Para tanto, o gênero conto da literatura afro-brasileira, além de inscrever o estudo na perspectiva da Lei 10.639/03, possibilitará uma leitura centrada em questões étnico-raciais. Utilizamos como referencial teórico os estudos de Munanga (2005 e 2010), Cuti (2010), Gomes (2003 e 2017), Candido (2011), Cosson (2018), Jauss (1979), Zilberman (1986, 1989 e 2012) Soares (2014) e Colomer (2007). Entendemos que, além de proporcionar o prazer estético pelo envolvimento com a narrativa literária, o conto “O Menino do Oboé” tende a possibilitar uma ampliação aos horizontes de expectativas dos alunos quanto às discussões sobre a identidade e a cultura negra neste representadas. Palavras-chave: Literatura Afro-brasileira. Formação do Leitor. Letramento étnico-racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11979_TB1511_18102023215827.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CRISTINA TRAJANO MARINHO" "autor_nome_curto" => "Adriana Cristin" "autor_email" => "adrianacristinatrajanomar" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }