OLÊ LÊ ! ANCESTRALIDADES, LITERATURA PRETA INFANTIL E AFETOS: DECOLONIZANDO INFÂNCIAS SERTANEJAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98434 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5010 "inscrito_id" => 11439 "titulo" => "OLÊ LÊ ! ANCESTRALIDADES, LITERATURA PRETA INFANTIL E AFETOS: DECOLONIZANDO INFÂNCIAS SERTANEJAS" "resumo" => "A Literatura Preta Infantil constitui-se por narrativas de autorias pretas que falam de si e suas culturas em uma perspectiva decolonial e promovem uma educação para estética da sensibilidade, representatividade e visibilidade étnico-raciais. É também uma das possibilidades de aplicação da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o estudo da História e culturas de Áfricas, suas ancestralidades, resistências, contribuições nas ciências e linguagens-territórios dos corpos e afetos para a constituição do povo brasileiro, eclipsadas historicamente. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever criticamente as edições do ‘Sarauzinho Preto’, realizado junto às infâncias na cidade de Senhor do Bonfim-Bahia, no âmbito familiar, por meio da Plataforma Meet, no período de isolamento social, devido ao período de Pandemia de COVID-19. Trata-se de uma experiência de Letramento Racial Crítico, realizada por meio de um Projeto de Extensão promovido pelo Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues-LahAfro, vinculado ao Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. A ancoragem teórica foi constituída a partir dos estudos de Fanon (1983), Aparecida Ferreira de Jesus (2014), Munanga (2012), Bakhtin (1995), Cuti (2010) dentre outras referências. Inscreve-se no formato de artigo de relato de experiência. Optou-se pela metodologia da Tertúlia Dialógica para a realização das leituras literárias mediadas. O ‘Sarauzinho Preto’ apontou a importância da Literatura Preta Infantil como entretenimento no ambiente familiar, frente ao contexto de incertezas, estranhamentos, privação social, não acesso à escola e convivência com os lutos. Além disso, ampliou o repertório cultural em relação à concepção de Áfricas pela representatividade de pessoas pretas e das culturas africana e afro-brasileira no imaginário das crianças; potencializou a autoestima, a formação leitora, a expressividade verbal oral-escrita, visual e artística, aspectos percebidos pelo envolvimento e responsividade ativa das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11439_TB5010_04102023232813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IRAÍDES DA SILVA BARRETO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariairaides@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98434 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5010 "inscrito_id" => 11439 "titulo" => "OLÊ LÊ ! ANCESTRALIDADES, LITERATURA PRETA INFANTIL E AFETOS: DECOLONIZANDO INFÂNCIAS SERTANEJAS" "resumo" => "A Literatura Preta Infantil constitui-se por narrativas de autorias pretas que falam de si e suas culturas em uma perspectiva decolonial e promovem uma educação para estética da sensibilidade, representatividade e visibilidade étnico-raciais. É também uma das possibilidades de aplicação da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o estudo da História e culturas de Áfricas, suas ancestralidades, resistências, contribuições nas ciências e linguagens-territórios dos corpos e afetos para a constituição do povo brasileiro, eclipsadas historicamente. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever criticamente as edições do ‘Sarauzinho Preto’, realizado junto às infâncias na cidade de Senhor do Bonfim-Bahia, no âmbito familiar, por meio da Plataforma Meet, no período de isolamento social, devido ao período de Pandemia de COVID-19. Trata-se de uma experiência de Letramento Racial Crítico, realizada por meio de um Projeto de Extensão promovido pelo Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues-LahAfro, vinculado ao Departamento de Educação, Campus VII da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. A ancoragem teórica foi constituída a partir dos estudos de Fanon (1983), Aparecida Ferreira de Jesus (2014), Munanga (2012), Bakhtin (1995), Cuti (2010) dentre outras referências. Inscreve-se no formato de artigo de relato de experiência. Optou-se pela metodologia da Tertúlia Dialógica para a realização das leituras literárias mediadas. O ‘Sarauzinho Preto’ apontou a importância da Literatura Preta Infantil como entretenimento no ambiente familiar, frente ao contexto de incertezas, estranhamentos, privação social, não acesso à escola e convivência com os lutos. Além disso, ampliou o repertório cultural em relação à concepção de Áfricas pela representatividade de pessoas pretas e das culturas africana e afro-brasileira no imaginário das crianças; potencializou a autoestima, a formação leitora, a expressividade verbal oral-escrita, visual e artística, aspectos percebidos pelo envolvimento e responsividade ativa das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11439_TB5010_04102023232813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IRAÍDES DA SILVA BARRETO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariairaides@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }