O presente trabalho tem como objetivo discutir a questão do gênero e as retribuições financeiras das gestões das escolas urbanas da cidade de Picos-Piauí. O trabalho nasceu como parte de uma pesquisa realizada na disciplina de Fundamentos da Gestão Escolar, no CSHNB-UFPI, intitulada “A percepção dos gestores sobre a participação da comunidade na escola”. Na primeira parte da entrevista foi apresentado um questionário sociocultural que exigia a declaração de gênero e a faixa salarial da equipe gestora atuante na respectiva escola. Focado em dois tópicos, buscaremos compreender a relação entre gestão, gênero e as retribuições financeiras dos membros dessas equipes. Assim, apresentamos o seguinte problema: Qual o gênero predominante é a retribuição financeira das equipes gestoras das escolas municipais de Picos? A metodologia compõe-se de uma pesquisa de cunho exploratória, descritiva, vinculados ao método quantitativo. A análise dos dados se fundamentou em um referencial teórico-metodológico composto por Luck (2000; 2010), Paro (2016), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), entre outros. Realizou-se uma análise crítica no tocante a temática de gênero na função aliada ao valor das retribuições financeiras das gestões escolares. Constatou-se que a maioria das equipes é formada por profissionais da educação mulheres e que a retribuição pela função de diretora escolar é baixíssima, não respeitando os padrões salariais legalmente estabelecidos. Somado ao fato de que não existe escolha democrática, as funções são de profissionais contratados a título precário, muitas vezes, externos ao quadro efetivo da rede municipal.