O PERFIL DAS GESTÕES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE PICOS - PI: O GÊNERO E SUAS RETRIBUIÇÕES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95294 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 857 "inscrito_id" => 7680 "titulo" => "O PERFIL DAS GESTÕES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE PICOS - PI: O GÊNERO E SUAS RETRIBUIÇÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a questão do gênero e as retribuições financeiras das gestões das escolas urbanas da cidade de Picos-Piauí. O trabalho nasceu como parte de uma pesquisa realizada na disciplina de Fundamentos da Gestão Escolar, no CSHNB-UFPI, intitulada “A percepção dos gestores sobre a participação da comunidade na escola”. Na primeira parte da entrevista foi apresentado um questionário sociocultural que exigia a declaração de gênero e a faixa salarial da equipe gestora atuante na respectiva escola. Focado em dois tópicos, buscaremos compreender a relação entre gestão, gênero e as retribuições financeiras dos membros dessas equipes. Assim, apresentamos o seguinte problema: Qual o gênero predominante é a retribuição financeira das equipes gestoras das escolas municipais de Picos? A metodologia compõe-se de uma pesquisa de cunho exploratória, descritiva, vinculados ao método quantitativo. A análise dos dados se fundamentou em um referencial teórico-metodológico composto por Luck (2000; 2010), Paro (2016), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), entre outros. Realizou-se uma análise crítica no tocante a temática de gênero na função aliada ao valor das retribuições financeiras das gestões escolares. Constatou-se que a maioria das equipes é formada por profissionais da educação mulheres e que a retribuição pela função de diretora escolar é baixíssima, não respeitando os padrões salariais legalmente estabelecidos. Somado ao fato de que não existe escolha democrática, as funções são de profissionais contratados a título precário, muitas vezes, externos ao quadro efetivo da rede municipal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7680_TB857_02102023080651.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISNAYANE THAYSE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "isnayane thayse" "autor_email" => "isnayaneferreira@ufpi.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95294 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 857 "inscrito_id" => 7680 "titulo" => "O PERFIL DAS GESTÕES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE PICOS - PI: O GÊNERO E SUAS RETRIBUIÇÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a questão do gênero e as retribuições financeiras das gestões das escolas urbanas da cidade de Picos-Piauí. O trabalho nasceu como parte de uma pesquisa realizada na disciplina de Fundamentos da Gestão Escolar, no CSHNB-UFPI, intitulada “A percepção dos gestores sobre a participação da comunidade na escola”. Na primeira parte da entrevista foi apresentado um questionário sociocultural que exigia a declaração de gênero e a faixa salarial da equipe gestora atuante na respectiva escola. Focado em dois tópicos, buscaremos compreender a relação entre gestão, gênero e as retribuições financeiras dos membros dessas equipes. Assim, apresentamos o seguinte problema: Qual o gênero predominante é a retribuição financeira das equipes gestoras das escolas municipais de Picos? A metodologia compõe-se de uma pesquisa de cunho exploratória, descritiva, vinculados ao método quantitativo. A análise dos dados se fundamentou em um referencial teórico-metodológico composto por Luck (2000; 2010), Paro (2016), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), entre outros. Realizou-se uma análise crítica no tocante a temática de gênero na função aliada ao valor das retribuições financeiras das gestões escolares. Constatou-se que a maioria das equipes é formada por profissionais da educação mulheres e que a retribuição pela função de diretora escolar é baixíssima, não respeitando os padrões salariais legalmente estabelecidos. Somado ao fato de que não existe escolha democrática, as funções são de profissionais contratados a título precário, muitas vezes, externos ao quadro efetivo da rede municipal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7680_TB857_02102023080651.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISNAYANE THAYSE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "isnayane thayse" "autor_email" => "isnayaneferreira@ufpi.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }