LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS (LINFE): UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95571 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1220 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS (LINFE): UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. O estudo será norteado por teóricos seminais e contemporâneos da área LinFE tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Valente & Ribeiro, 2022. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado. Percebemos assim que esse novo perfil de aluno passa a ter consciência do porquê e para que precisam aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Os professores de línguas precisam se tornar protagonistas nesse processo de transformação do ensino de idiomas, oferecendo ao público-alvo opções que dialoguem com as necessidades que os alunos trazem para as aulas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID205_TB1220_02052023192444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcellaiv@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95571 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1220 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS (LINFE): UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. O estudo será norteado por teóricos seminais e contemporâneos da área LinFE tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Valente & Ribeiro, 2022. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado. Percebemos assim que esse novo perfil de aluno passa a ter consciência do porquê e para que precisam aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Os professores de línguas precisam se tornar protagonistas nesse processo de transformação do ensino de idiomas, oferecendo ao público-alvo opções que dialoguem com as necessidades que os alunos trazem para as aulas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID205_TB1220_02052023192444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA IOCHEM" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcellaiv@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }