SITUAÇÕES-PROBLEMA DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA: UM ESTUDO ACERCA DAS PROVAS DE MATEMÁTICA DO SISTEMA SERIADO DE AVALIAÇÃO NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
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Nesta perspectiva, Gérard Vergnaud, psicólogo e matemático francês, o indivíduo adquire conhecimento ao lidar com diversos tipos de situações-problema uma vez que, as situações são fundamentais para a significação dos conceitos. Nesta perspectiva, partindo da importância das situações-problema para uma aprendizagem conceitual, objetivou-se neste estudo mapear e analisar a natureza das situações-problema encontradas nas provas de matemática da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 2) da Universidade de Pernambuco (UPE), realizadas entre os anos de 2013 e 2022, com ênfase nas situações de relação quaternária, na perspectiva de Campos Conceituais proposta por Vergnaud, e como estas situações e os conceitos matemáticos de estrutura multiplicativa estão presentes nesta fase da avaliação. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, num estudo exploratório e documental, tratando-se de um recorte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos autores. 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