O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98922 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5638 "inscrito_id" => 21055 "titulo" => "O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente artigo discute o papel do professor na sala de aula comum em relação à educação inclusiva. A inclusão educacional visa proporcionar igualdade de oportunidades e aprendizado para todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Destacou-se a importância da inclusão e a necessidade de criar ambientes inclusivos que valorizem a diversidade. Autores como UNESCO (1994) e Skiba et al. (2006) foram citados para ressaltar o direito de todos os alunos à educação inclusiva.A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica para embasar o estudo. Autores como Ainscow et al. (2006) e Pijl et al. (2011) foram consultados para discutir a passagem das práticas inclusivas nas escolas.No resultado, foram examinados aspectos relevantes para a promoção da inclusão. Destacou-se a importância da formação continuada do professor, citando Gandin (2015). Também foi mencionada a colaboração entre profissionais da educação e o uso de tecnologias assistivas, com base nos estudos de Almeida et al. (2017) e Cunha et al. (2016). A concluir o papel central do professor na promoção da inclusão educacional. Destacou-se a importância de sua formação contínua, colaboração com outros profissionais e disposição para mudanças. Investir na formação e valorização do professor, assim como na implementação de políticas públicas, foi considerado fundamental para uma educação mais justa e igualitária" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21055_TB5638_18082023090341.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA DÉBORA DAS NEVES MATOS" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA" "autor_email" => "deboraisamatos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98922 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5638 "inscrito_id" => 21055 "titulo" => "O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente artigo discute o papel do professor na sala de aula comum em relação à educação inclusiva. A inclusão educacional visa proporcionar igualdade de oportunidades e aprendizado para todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Destacou-se a importância da inclusão e a necessidade de criar ambientes inclusivos que valorizem a diversidade. Autores como UNESCO (1994) e Skiba et al. (2006) foram citados para ressaltar o direito de todos os alunos à educação inclusiva.A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica para embasar o estudo. Autores como Ainscow et al. (2006) e Pijl et al. (2011) foram consultados para discutir a passagem das práticas inclusivas nas escolas.No resultado, foram examinados aspectos relevantes para a promoção da inclusão. Destacou-se a importância da formação continuada do professor, citando Gandin (2015). Também foi mencionada a colaboração entre profissionais da educação e o uso de tecnologias assistivas, com base nos estudos de Almeida et al. (2017) e Cunha et al. (2016). A concluir o papel central do professor na promoção da inclusão educacional. Destacou-se a importância de sua formação contínua, colaboração com outros profissionais e disposição para mudanças. Investir na formação e valorização do professor, assim como na implementação de políticas públicas, foi considerado fundamental para uma educação mais justa e igualitária" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21055_TB5638_18082023090341.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA DÉBORA DAS NEVES MATOS" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA" "autor_email" => "deboraisamatos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }