AUTOCONCEITO, AUTOESTIMA E AUTO EFICÁCIA - DIFERENÇA ENTRE AS PERCEPÇÕES DOS MENINOS E MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 9147 "titulo" => "AUTOCONCEITO, AUTOESTIMA E AUTO EFICÁCIA - DIFERENÇA ENTRE AS PERCEPÇÕES DOS MENINOS E MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO" "resumo" => "As percepções auto relacionadas tornaram-se um assunto essencial na educação, dados seus impactos no comportamento e no desempenho acadêmico dos alunos. Essas percepções psicológicas auto relacionadas incluem autoconceito, autoestima e auto eficácia. Assim, o objetivo principal deste estudo foi determinar o autoconceito, a autoestima e a auto eficácia dos alunos de uma escola de rede pública. Os participantes do estudo foram alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º). O método de pesquisa de correlação descritiva foi utilizado para descrever o perfil dos entrevistados em termos de autoconceito, autoestima e auto eficácia, por meio de um questionário aplicado a 250 alunos. As alternativas foram distribuídas conforme a escala Likert e os resultados foram tabelados e analisados conforme a regressão linear obtida pelo Excel. Os dados analisados ilustram uma perceptível diferença entre as percepções de autoconceito e autoestima dos meninos e meninas, sendo que os meninos apresentam escores positivos bem elevados em relação às meninas. Em relação à auto eficácia, não foram observadas diferenças significativas entre as médias. Em suma, foi possível perceber que a auto percepção dos alunos se encontra em desenvolvimento e isso implica diretamente no comportamento e desempenho acadêmico. Como sugestões para trabalhos futuros, é possível realizar uma comparação entre os escores dessas percepções analisadas com as médias acadêmicas desses alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9147_TB396_28042023100504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA ARAÚJO PARREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA PARREIRA" "autor_email" => "carla-araujo07@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 9147 "titulo" => "AUTOCONCEITO, AUTOESTIMA E AUTO EFICÁCIA - DIFERENÇA ENTRE AS PERCEPÇÕES DOS MENINOS E MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO" "resumo" => "As percepções auto relacionadas tornaram-se um assunto essencial na educação, dados seus impactos no comportamento e no desempenho acadêmico dos alunos. Essas percepções psicológicas auto relacionadas incluem autoconceito, autoestima e auto eficácia. Assim, o objetivo principal deste estudo foi determinar o autoconceito, a autoestima e a auto eficácia dos alunos de uma escola de rede pública. Os participantes do estudo foram alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º). O método de pesquisa de correlação descritiva foi utilizado para descrever o perfil dos entrevistados em termos de autoconceito, autoestima e auto eficácia, por meio de um questionário aplicado a 250 alunos. As alternativas foram distribuídas conforme a escala Likert e os resultados foram tabelados e analisados conforme a regressão linear obtida pelo Excel. Os dados analisados ilustram uma perceptível diferença entre as percepções de autoconceito e autoestima dos meninos e meninas, sendo que os meninos apresentam escores positivos bem elevados em relação às meninas. Em relação à auto eficácia, não foram observadas diferenças significativas entre as médias. Em suma, foi possível perceber que a auto percepção dos alunos se encontra em desenvolvimento e isso implica diretamente no comportamento e desempenho acadêmico. Como sugestões para trabalhos futuros, é possível realizar uma comparação entre os escores dessas percepções analisadas com as médias acadêmicas desses alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9147_TB396_28042023100504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA ARAÚJO PARREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA PARREIRA" "autor_email" => "carla-araujo07@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }