O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6324 "inscrito_id" => 21040 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo é analisar as características das atividades práticas experimentais, propostas nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da abordagem didática do ensino por investigação, levando-se em consideração o quadriênio 2019/2022 do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). . Trata-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, onde as utilizou a classificação das atividades práticas as apresentadas por Campos e Nigro (1999): demonstração prática, experimento ilustrativo, experimento descritivo e experimento investigativo. Com relação à classificação das atividades investigativas, levaremos em consideração a apresentada por Sá, Lima e Aguiar (2011): apresentação de um problema; valorização do debate e argumentação; obtenção e avaliação de evidências; aplicação e avaliação de teorias científicas e possibilidade de múltiplas interpretações. Levamos em consideração, também, os graus de liberdade intelectual de Carvalho (2018), onde quanto maior o grau de liberdade intelectual, maior será o processo investigativo. Com isso, pretende-se neste artigo apresentar alguns resultados preliminares da pesquisa em curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21040_TB6324_18102023171523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SOARES VANDERLEY" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jusoares60@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6324 "inscrito_id" => 21040 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo é analisar as características das atividades práticas experimentais, propostas nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da abordagem didática do ensino por investigação, levando-se em consideração o quadriênio 2019/2022 do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). . Trata-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, onde as utilizou a classificação das atividades práticas as apresentadas por Campos e Nigro (1999): demonstração prática, experimento ilustrativo, experimento descritivo e experimento investigativo. Com relação à classificação das atividades investigativas, levaremos em consideração a apresentada por Sá, Lima e Aguiar (2011): apresentação de um problema; valorização do debate e argumentação; obtenção e avaliação de evidências; aplicação e avaliação de teorias científicas e possibilidade de múltiplas interpretações. Levamos em consideração, também, os graus de liberdade intelectual de Carvalho (2018), onde quanto maior o grau de liberdade intelectual, maior será o processo investigativo. Com isso, pretende-se neste artigo apresentar alguns resultados preliminares da pesquisa em curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21040_TB6324_18102023171523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SOARES VANDERLEY" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jusoares60@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }