CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100440 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7653 "inscrito_id" => 20345 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO" "resumo" => "O desenvolvimento motor é um aspecto essencial na vida das crianças, especialmente durante a Educação Infantil, período crucial para a aquisição de habilidades motoras fundamentais. Nesse contexto, a psicomotricidade tem sido reconhecida como uma abordagem que desempenha um papel significativo no desenvolvimento motor das crianças. Com isso, buscamos compreender o papel da psicomotricidade e seus benefícios para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Realizamos uma revisão da literatura utilizando bases de dados de alto impacto como PubMed, Scopus e Web of Science, onde foram selecionados estudos que abordaram a psicomotricidade como uma intervenção para o desenvolvimento motor em crianças na faixa etária da Educação Infantil, sendo aplicados critérios de inclusão e exclusão para garantir a relevância e a qualidade dos estudos incluídos. Com isso, foi possível destacar que através de atividades lúdicas e estruturadas, a psicomotricidade promove a integração entre o corpo, o movimento e a cognição, favorecendo o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, como coordenação, equilíbrio, lateralidade e noção espacial. Além disso, a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento da expressão emocional, da autonomia e da socialização das crianças, uma vez que as atividades psicomotoras estimulam a interação com os outros e promovem a consciência corporal. Em conclusão, a psicomotricidade apresenta-se como uma abordagem promissora para o desenvolvimento motor de crianças na Educação Infantil. Ao estimular a integração entre o corpo e a mente, essa abordagem contribui para o desenvolvimento global das crianças, favorecendo não apenas as habilidades motoras, mas também aspectos emocionais, cognitivos e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20345_TB7653_20072023160023.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BASÍLIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Fernando" "autor_email" => "fernandobasilioalternativ" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100440 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7653 "inscrito_id" => 20345 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO" "resumo" => "O desenvolvimento motor é um aspecto essencial na vida das crianças, especialmente durante a Educação Infantil, período crucial para a aquisição de habilidades motoras fundamentais. Nesse contexto, a psicomotricidade tem sido reconhecida como uma abordagem que desempenha um papel significativo no desenvolvimento motor das crianças. Com isso, buscamos compreender o papel da psicomotricidade e seus benefícios para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Realizamos uma revisão da literatura utilizando bases de dados de alto impacto como PubMed, Scopus e Web of Science, onde foram selecionados estudos que abordaram a psicomotricidade como uma intervenção para o desenvolvimento motor em crianças na faixa etária da Educação Infantil, sendo aplicados critérios de inclusão e exclusão para garantir a relevância e a qualidade dos estudos incluídos. Com isso, foi possível destacar que através de atividades lúdicas e estruturadas, a psicomotricidade promove a integração entre o corpo, o movimento e a cognição, favorecendo o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, como coordenação, equilíbrio, lateralidade e noção espacial. Além disso, a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento da expressão emocional, da autonomia e da socialização das crianças, uma vez que as atividades psicomotoras estimulam a interação com os outros e promovem a consciência corporal. Em conclusão, a psicomotricidade apresenta-se como uma abordagem promissora para o desenvolvimento motor de crianças na Educação Infantil. Ao estimular a integração entre o corpo e a mente, essa abordagem contribui para o desenvolvimento global das crianças, favorecendo não apenas as habilidades motoras, mas também aspectos emocionais, cognitivos e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20345_TB7653_20072023160023.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BASÍLIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Fernando" "autor_email" => "fernandobasilioalternativ" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }