QUAL O LUGAR DA GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO? UMA ANÁLISE DA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97777 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4176 "inscrito_id" => 1402 "titulo" => "QUAL O LUGAR DA GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO? UMA ANÁLISE DA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017" "resumo" => "A educação vem passando por diversas transformações ao longo do tempo, assim como a Geografia enquanto disciplina escolar. Todavia, nem sempre essas mudanças são de fato positivas para o objetivo inicial educacional que se dá na formação do ser em sua plenitude. O presente estudo possui como objetivo geral identificar os desafios impostos pela Reforma do Ensino Médio de 2017, frente ao ensino da Geografia, e nela, a Geografia Física, buscando compreender qual será o espaço da Geografia refletindo acerca dos possíveis infortúnios dessas mudanças para a formação cidadã no Brasil. A pergunta que norteia este artigo é: Qual o lugar da Geografia Física no novo Ensino Médio? Diante de tantas evoluções positivas no âmbito educacional que o país atravessou, os resultados desta pesquisa apontam que o novo Ensino Médio se mostra um retrocesso na política educacional, em especial defasando o ensino das áreas das ciências humanas, que perdem seu espaço e até a posição de disciplina obrigatória no currículo, a Geografia está posta como mera conceituação de seu objeto de estudo, apresentando a Geografia Física como um dos seguimentos afetados, estando reduzida sua carga horária e, por conseguinte a possibilidade de ampliação dos debates em torno de seus conceitos e categorias, especialmente, no 1º Ano do Novo Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1402_TB4176_11092023205908.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NATANA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARIA NATANA" "autor_email" => "nattana.10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97777 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4176 "inscrito_id" => 1402 "titulo" => "QUAL O LUGAR DA GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO? UMA ANÁLISE DA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017" "resumo" => "A educação vem passando por diversas transformações ao longo do tempo, assim como a Geografia enquanto disciplina escolar. Todavia, nem sempre essas mudanças são de fato positivas para o objetivo inicial educacional que se dá na formação do ser em sua plenitude. O presente estudo possui como objetivo geral identificar os desafios impostos pela Reforma do Ensino Médio de 2017, frente ao ensino da Geografia, e nela, a Geografia Física, buscando compreender qual será o espaço da Geografia refletindo acerca dos possíveis infortúnios dessas mudanças para a formação cidadã no Brasil. A pergunta que norteia este artigo é: Qual o lugar da Geografia Física no novo Ensino Médio? Diante de tantas evoluções positivas no âmbito educacional que o país atravessou, os resultados desta pesquisa apontam que o novo Ensino Médio se mostra um retrocesso na política educacional, em especial defasando o ensino das áreas das ciências humanas, que perdem seu espaço e até a posição de disciplina obrigatória no currículo, a Geografia está posta como mera conceituação de seu objeto de estudo, apresentando a Geografia Física como um dos seguimentos afetados, estando reduzida sua carga horária e, por conseguinte a possibilidade de ampliação dos debates em torno de seus conceitos e categorias, especialmente, no 1º Ano do Novo Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1402_TB4176_11092023205908.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NATANA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARIA NATANA" "autor_email" => "nattana.10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }