ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EXPLORAÇÕES POR MEIO DO WORDWALL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99130 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5905 "inscrito_id" => 21412 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EXPLORAÇÕES POR MEIO DO WORDWALL" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades e limites do ensino de química junto a uma turma de 1º ano do Ensino Médio Integrado, a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs. O estudo foi realizado por licenciandos do Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE - Campus Ouricuri). Tomou-se como aporte teórico os estudos de Giacaglia (2003), Perrenoud (2000), Badalotti (2017) dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa-ação como procedimento. O estudo contou com dois momentos. O primeiro momento foi voltado para observação não-participante de 4 aulas na mencionada turma. Em sequência foram executadas quatro aulas de regência, foram executadas 2 aulas expositivas dialogadas e 2 aulas para execução de jogo didático com uso do software Wordwall. Nesta ação foram explorados os conteúdos de: Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica. Os resultados preliminares indicaram uma adesão significativa dos alunos à atividade lúdica e uma conexão positiva entre os conteúdos, demonstrando inclusive que os discentes conseguiram através do jogo sanar dúvidas que eles tinham demonstrado muita fragilidade no momento de observação. Estes dados reforçam a importância de buscar aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas, utilizando estratégias inovadoras, como os jogos didáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21412_TB5905_20112023173554.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.mendes@aluno.ifsert" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99130 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5905 "inscrito_id" => 21412 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EXPLORAÇÕES POR MEIO DO WORDWALL" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades e limites do ensino de química junto a uma turma de 1º ano do Ensino Médio Integrado, a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs. O estudo foi realizado por licenciandos do Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE - Campus Ouricuri). Tomou-se como aporte teórico os estudos de Giacaglia (2003), Perrenoud (2000), Badalotti (2017) dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa-ação como procedimento. O estudo contou com dois momentos. O primeiro momento foi voltado para observação não-participante de 4 aulas na mencionada turma. Em sequência foram executadas quatro aulas de regência, foram executadas 2 aulas expositivas dialogadas e 2 aulas para execução de jogo didático com uso do software Wordwall. Nesta ação foram explorados os conteúdos de: Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica. Os resultados preliminares indicaram uma adesão significativa dos alunos à atividade lúdica e uma conexão positiva entre os conteúdos, demonstrando inclusive que os discentes conseguiram através do jogo sanar dúvidas que eles tinham demonstrado muita fragilidade no momento de observação. Estes dados reforçam a importância de buscar aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas, utilizando estratégias inovadoras, como os jogos didáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21412_TB5905_20112023173554.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.mendes@aluno.ifsert" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }