ENTRE O DIZER E O ESCUTAR: O USO DAS CONVERSAÇÕES COM DOCENTES NO ENSINO PÚBLICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97018 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3140 "inscrito_id" => 14850 "titulo" => "ENTRE O DIZER E O ESCUTAR: O USO DAS CONVERSAÇÕES COM DOCENTES NO ENSINO PÚBLICO" "resumo" => "A escola permite que laços sociais se construam. Assim, pode dar ou não um lugar para ser sujeito e ter afetos e afetações. Inúmeros são os problemas sociais, econômicos e mesmo pedagógicos, apresentados pelas escolas públicas no Brasil, como o déficit na infraestrutura da escola, as violências e violações de direitos presentes, as dificuldades com o ensino diante de uma cultura imediatista assim como a exclusão, indisciplina, conflitos culturais e geracionais conforme Ivenicki (2019) . O manejo diante dos impasses promove sofrimento nos professores bem como nos que fazem a escola. Desse modo, a conversação, segundo Miranda e Santiago (2010), é um procedimento grupal em que os professores debatem sobre um tema por eles proposto, podendo expressar as dificuldades em seu ofício. Sendo um meio de trabalhar, ressignificar e trilhar um novo caminho possível e no contexto escolar, apresenta-se como ferramenta potente, uma vez que a escola possui grande responsabilidade social com o saber, mas também com a formação dos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo dissertar sobre a experiência das conversações realizadas com professores do ensino médio que aconteceram na Escola Estadual de ensino integral no município de Campina Grande -PB, nos meses de setembro a dezembro de 2022, fruto do projeto de extensão intitulado Volta às aulas: impasses e desafios no pós pandemia pelo edital do PROBEX pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O uso da conversação possibilita um lugar de fala livre e também de escuta, com isso se dá um destino ao mal estar por meio de um tratamento simbólico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14850_TB3140_27112023113658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE INGRIDY TARGINO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "Isabelle Ingrid" "autor_email" => "isabelleingridy@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97018 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3140 "inscrito_id" => 14850 "titulo" => "ENTRE O DIZER E O ESCUTAR: O USO DAS CONVERSAÇÕES COM DOCENTES NO ENSINO PÚBLICO" "resumo" => "A escola permite que laços sociais se construam. Assim, pode dar ou não um lugar para ser sujeito e ter afetos e afetações. Inúmeros são os problemas sociais, econômicos e mesmo pedagógicos, apresentados pelas escolas públicas no Brasil, como o déficit na infraestrutura da escola, as violências e violações de direitos presentes, as dificuldades com o ensino diante de uma cultura imediatista assim como a exclusão, indisciplina, conflitos culturais e geracionais conforme Ivenicki (2019) . O manejo diante dos impasses promove sofrimento nos professores bem como nos que fazem a escola. Desse modo, a conversação, segundo Miranda e Santiago (2010), é um procedimento grupal em que os professores debatem sobre um tema por eles proposto, podendo expressar as dificuldades em seu ofício. Sendo um meio de trabalhar, ressignificar e trilhar um novo caminho possível e no contexto escolar, apresenta-se como ferramenta potente, uma vez que a escola possui grande responsabilidade social com o saber, mas também com a formação dos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo dissertar sobre a experiência das conversações realizadas com professores do ensino médio que aconteceram na Escola Estadual de ensino integral no município de Campina Grande -PB, nos meses de setembro a dezembro de 2022, fruto do projeto de extensão intitulado Volta às aulas: impasses e desafios no pós pandemia pelo edital do PROBEX pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O uso da conversação possibilita um lugar de fala livre e também de escuta, com isso se dá um destino ao mal estar por meio de um tratamento simbólico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14850_TB3140_27112023113658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE INGRIDY TARGINO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "Isabelle Ingrid" "autor_email" => "isabelleingridy@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }