ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES NA PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100892 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8488 "inscrito_id" => 24783 "titulo" => "ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES NA PANDEMIA" "resumo" => "O estudo objetiva compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para isso, buscamos apoio na Psicologia Sócio-histórico, cujas categorias vivência, atividade e significações, definidas como construções intelectivas, possibilitarão compreender o movimento da realidade do trabalho docente na pandemia em uma escola pública localizada na cidade de Natal-RN. Metodologicamente, a pesquisa seguiu algumas etapas, como: um levantamento de estudos sobre a temática, tendo como referência a metodologia de Estado da Arte, realizamos reunião na escola para apresentar a proposta do projeto de pesquisa. A escola conta com cinco turmas, que contemplam a matrícula de aproximadamente 125 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No total, dispõe de um quadro de 9 docentes efetivos, dos quais foram selecionados 3 que atuaram de forma remota no período da pandemia, e que continuam desenvolvendo seu trabalho na mesma escola após o retorno para as aulas presenciais. No processo de produção de dados, utilizamos da entrevista recorrente, por permitir o retorno aos sujeitos participantes da pesquisa, com a finalidade de avançar na investigação. De posse do material coletado, realizamos as transcrições das entrevistas e seguimos com a estruturação do procedimento de análise, cujo processo (leitura flutuante, levantamento de pré-indicadores e sistematização de indicadores) resultou em três núcleos de significações, a saber: As condições de trabalho dos professores na pandemia e os recursos pedagógicos disponíveis; as situações enfrentadas pelos professores no desenvolvimento de seu trabalho no formato remoto; e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores no formato remoto e suas implicações para o processo de aprendizagem. A partir da análise dos referidos núcleos, no aproximamos o máximo possível do objetivo pretendido na pesquisa, isto é, compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento a pandemia de Covid-19." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24783_TB8488_17082023210232.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenagomesufrn@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100892 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8488 "inscrito_id" => 24783 "titulo" => "ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES NA PANDEMIA" "resumo" => "O estudo objetiva compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para isso, buscamos apoio na Psicologia Sócio-histórico, cujas categorias vivência, atividade e significações, definidas como construções intelectivas, possibilitarão compreender o movimento da realidade do trabalho docente na pandemia em uma escola pública localizada na cidade de Natal-RN. Metodologicamente, a pesquisa seguiu algumas etapas, como: um levantamento de estudos sobre a temática, tendo como referência a metodologia de Estado da Arte, realizamos reunião na escola para apresentar a proposta do projeto de pesquisa. A escola conta com cinco turmas, que contemplam a matrícula de aproximadamente 125 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No total, dispõe de um quadro de 9 docentes efetivos, dos quais foram selecionados 3 que atuaram de forma remota no período da pandemia, e que continuam desenvolvendo seu trabalho na mesma escola após o retorno para as aulas presenciais. No processo de produção de dados, utilizamos da entrevista recorrente, por permitir o retorno aos sujeitos participantes da pesquisa, com a finalidade de avançar na investigação. De posse do material coletado, realizamos as transcrições das entrevistas e seguimos com a estruturação do procedimento de análise, cujo processo (leitura flutuante, levantamento de pré-indicadores e sistematização de indicadores) resultou em três núcleos de significações, a saber: As condições de trabalho dos professores na pandemia e os recursos pedagógicos disponíveis; as situações enfrentadas pelos professores no desenvolvimento de seu trabalho no formato remoto; e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores no formato remoto e suas implicações para o processo de aprendizagem. A partir da análise dos referidos núcleos, no aproximamos o máximo possível do objetivo pretendido na pesquisa, isto é, compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento a pandemia de Covid-19." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24783_TB8488_17082023210232.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenagomesufrn@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }