MENEZES, Rafael De et al.. Projeto esporte e gênero – ação e reflexão. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94972>. Acesso em: 22/11/2024 18:47
Introdução: A igualdade de gênero é um tema bastante atual, porém pouco discutido, e a Fundação Gol de Letra (FGL) identifica que a comunidade na qual está inserida apresenta uma desigualdade social muito grande, principalmente, com meninas e mulheres. Objetivo: Verificar como o Projeto Esporte e Gênero tem impactado os educandos da FGL. Metodologia: Realizamos um estudo de caso onde foram realizadas entrevistas com os educandos. Resultados: A amostra, aleatória, foi de 26 educandos, sendo 13 meninos e 13 meninas. Questionamos se já haviam sofrido ou realizado algum tipo de discriminação/preconceito, e 54% afirmaram que já sofreram e 23% que tiveram esta atitude. Sobre a participação das meninas nas atividades propostas pela FGL, foi apontado que, principalmente, no futsal há uma exclusão “dentro da FGL, é bem raro, normalmente há no futsal”; “estão acostumados a jogar com os meninos”, porém é apontado que os educadores tem a preocupação de evitar estes acontecimentos “os professores tentam fazer o máximo para que haja uma integração, mostrar que as meninas podem jogar futebol, andar de skate”. Sobre a importância das atividades propostas todos relatam como positiva “é importante para as crianças aprenderem e não discriminarem”; “a gente aprende a conviver com os outros”. Sobre o processo de melhoria da sociedade foi apontado que “temos que tratar todos com respeito”; “as atividades vão melhorar bastante o respeito, o diálogo, a opinião, o nosso jeito de ver o outro”. Para finalizar o que chamou a atenção nas atividades “eu nunca havia me reparado”; “tenho que me expor mais e achar quem eu sou, e eu me achei”, Conclusões: Portanto, diante dos resultados percebemos a importância e o impacto que este projeto tem causado nos educandos, demonstrando a necessidade de se discutir novos temas para a construção de uma sociedade mais justa.