PROJETO ESPORTE E GÊNERO – AÇÃO E REFLEXÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94972 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 9324 "titulo" => "PROJETO ESPORTE E GÊNERO – AÇÃO E REFLEXÃO" "resumo" => "Introdução: A igualdade de gênero é um tema bastante atual, porém pouco discutido, e a Fundação Gol de Letra (FGL) identifica que a comunidade na qual está inserida apresenta uma desigualdade social muito grande, principalmente, com meninas e mulheres. Objetivo: Verificar como o Projeto Esporte e Gênero tem impactado os educandos da FGL. Metodologia: Realizamos um estudo de caso onde foram realizadas entrevistas com os educandos. Resultados: A amostra, aleatória, foi de 26 educandos, sendo 13 meninos e 13 meninas. Questionamos se já haviam sofrido ou realizado algum tipo de discriminação/preconceito, e 54% afirmaram que já sofreram e 23% que tiveram esta atitude. Sobre a participação das meninas nas atividades propostas pela FGL, foi apontado que, principalmente, no futsal há uma exclusão “dentro da FGL, é bem raro, normalmente há no futsal”; “estão acostumados a jogar com os meninos”, porém é apontado que os educadores tem a preocupação de evitar estes acontecimentos “os professores tentam fazer o máximo para que haja uma integração, mostrar que as meninas podem jogar futebol, andar de skate”. Sobre a importância das atividades propostas todos relatam como positiva “é importante para as crianças aprenderem e não discriminarem”; “a gente aprende a conviver com os outros”. Sobre o processo de melhoria da sociedade foi apontado que “temos que tratar todos com respeito”; “as atividades vão melhorar bastante o respeito, o diálogo, a opinião, o nosso jeito de ver o outro”. Para finalizar o que chamou a atenção nas atividades “eu nunca havia me reparado”; “tenho que me expor mais e achar quem eu sou, e eu me achei”, Conclusões: Portanto, diante dos resultados percebemos a importância e o impacto que este projeto tem causado nos educandos, demonstrando a necessidade de se discutir novos temas para a construção de uma sociedade mais justa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9324_TB451_20112023094751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.menezes@goldeletra" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94972 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 9324 "titulo" => "PROJETO ESPORTE E GÊNERO – AÇÃO E REFLEXÃO" "resumo" => "Introdução: A igualdade de gênero é um tema bastante atual, porém pouco discutido, e a Fundação Gol de Letra (FGL) identifica que a comunidade na qual está inserida apresenta uma desigualdade social muito grande, principalmente, com meninas e mulheres. Objetivo: Verificar como o Projeto Esporte e Gênero tem impactado os educandos da FGL. Metodologia: Realizamos um estudo de caso onde foram realizadas entrevistas com os educandos. Resultados: A amostra, aleatória, foi de 26 educandos, sendo 13 meninos e 13 meninas. Questionamos se já haviam sofrido ou realizado algum tipo de discriminação/preconceito, e 54% afirmaram que já sofreram e 23% que tiveram esta atitude. Sobre a participação das meninas nas atividades propostas pela FGL, foi apontado que, principalmente, no futsal há uma exclusão “dentro da FGL, é bem raro, normalmente há no futsal”; “estão acostumados a jogar com os meninos”, porém é apontado que os educadores tem a preocupação de evitar estes acontecimentos “os professores tentam fazer o máximo para que haja uma integração, mostrar que as meninas podem jogar futebol, andar de skate”. Sobre a importância das atividades propostas todos relatam como positiva “é importante para as crianças aprenderem e não discriminarem”; “a gente aprende a conviver com os outros”. Sobre o processo de melhoria da sociedade foi apontado que “temos que tratar todos com respeito”; “as atividades vão melhorar bastante o respeito, o diálogo, a opinião, o nosso jeito de ver o outro”. Para finalizar o que chamou a atenção nas atividades “eu nunca havia me reparado”; “tenho que me expor mais e achar quem eu sou, e eu me achei”, Conclusões: Portanto, diante dos resultados percebemos a importância e o impacto que este projeto tem causado nos educandos, demonstrando a necessidade de se discutir novos temas para a construção de uma sociedade mais justa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9324_TB451_20112023094751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.menezes@goldeletra" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }